O grande vencedor da noite dos Óscares 2021 foi “Nomadland – Sobreviver na América“. O filme levou, na madrugada desta segunda-feira, o prémio de Melhor Filme, Melhor Realizador para Chloé Zhao e o de Melhor Atriz para Frances McDormand.

Assim como outras galas do género, os Óscares apresentaram uma gala condicionada pela pandemia da Covid-19. A cerimónia decorreu em dois lugares, no Dolby Theatre e no Union Station, ambos em Los Angeles, com ligações a diferentes partes do globo.

A realizadora chinesa Chloé Zhao tornou-se na segunda mulher a conquistar a estatueta de Melhor Realizador. A primeira foi a norte-americana Kathryn Bigelow, em 2010, pelo filme “The Hurt Locker”.

No discurso de vitória, a cineasta chinesa citou um poema chinês clássico que recitava com o pai: “As pessoas, quando nascem, são inerentemente boas”. Chloé Zhao acrescentou que sempre encontrou “bondade nas pessoas pelo mundo” e ainda dedicou o prémio a todos os que têm “a fé e a coragem de se agarrar à bondade dentro de si”.

Já a aatriz Frances McDormand deixou um pedido no seu discurso de vitória: “Por favor, vejam o nosso filme no maior ecrã possível”. A atriz norte-americana somou o terceiro Óscar de interpretação e igualou Meryl Streep e Daniel Day-Lewis.

O filme “The Father” também teve uma noite de destaque, ao vencer o troféu de Melhor Argumento Adaptado e de Melhor Ator para Anthony Hopkins, contradizendo a tendência da temporada, que fazia prever que o prémio seria de Chadwick Boseman, a título póstumo.

Soul” venceu os Óscares de Melhor Longa-Metragem Animada e de Melhor Banda Sonora. O filme mais nomeado da gala, “Mank” acabou por receber as estatuetas de Melhor Design de Produção e Melhor Cinematografia.

Artigo editado por João Malheiro