Depois de a ministra da Cultura, Graça Fonseca, ter anunciado que Braga ia receber dois eventos-teste com o objetivo de preparar o regresso dos espetáculos ao vivo, a autarquia minhota anunciou o alinhamento. O Altice Forum Braga vai receber Fernando Rocha e Pedro Abrunhosa.

Fernando Rocha atua quinta-feira (29) e vai realizar um espetáculo de stand-up comedy, na companhia dos humoristas João Seabra e Pedro Neves. O evento terá lugares sentados e marcados com antecedência. Sexta-feira (30) é a vez de Pedro Abrunhosa subir ao palco. No concerto, o público estará em pé. Em ambos os eventos, o uso de máscara é obrigatório.

Os espetáculos, limitados a uma lotação de 400 pessoas, vão acontecer no recinto exterior do Altice Forum Braga.

“Com recurso a testes rápidos antigénio, realizados pela Cruz Vermelha Portuguesa no Altice Forum Braga, o público será testado nos dias dos eventos, entre as 10h e as 19h”, divulgou a Câmara Municipal de Braga num comunicado enviado às redações esta terça-feira. A apresentação do resultado negativo é obrigatória no acesso ao recinto dos espetáculos. A comunicação social presente no evento também será testada.

Para participar nestes espetáculos é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Exclusivo a residentes em Portugal;
  • Faixa etária de 18 a 65 anos;
  • Não tenha estado infetado nos ultimos 30 dias;
  • Não pertençam a nenhum grupo de risco;
  • Não tenham estado em contacto com infectados nos últimos 14 dias;
  • Não tenham contacto regular com pessoas de risco;
  • Aceitam realizar no dia do evento um Teste Rápido de Antigénio por colheita de exsudado nasofaríngeo;
  • Entrada permitida apenas a quem testar negativo;
  • Direito a reembolso se testar positivo;
  • Consentimento para tratamento de dados e permissão de contacto pela DGS

Estes eventos foram aprovados pelos ministérios da Cultura e da Saúde, em parceria com as entidades representativas do setor cultural e em articulação com a Direcção-Geral da Saúde. O objetivo é “obter dados que permitam definir novas orientações técnicas e as regras de realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2 para a realização de espetáculos e festivais”, pode ler-se.

Os dois espetáculos têm um “valor simbólico de 2 euros” que reverte na totalidade para a CERCI Braga, uma organização sem fins lucrativos que se dedica ao apoio a pessoas com deficiência. Os bilhetes podem ser comprados na Tickectline e o agendamento dos testes é feito a partir desta plataforma.

A iniciativa é promovida pela Associação de Promotores de Espectáculos, Festivais e Eventos, em parceria com o Município de Braga, InvestBraga e Cruz Vermelha Portuguesa.

Artigo editado por Filipa Silva