A Torre e o Museu dos Clérigos voltam a abrir portas a 15 de maio, depois de um período de encerramento para intervenções de restauro. O espaço esteve encerrado dois meses para obras de reabilitação e três devido ao confinamento imposto pela pandemia da Covid-19.

O diretor executivo da Torre dos Clérigos, António Tavares, explicou, em declarações à Agência Lusa, estar otimista com a reabertura do espaço, mas acredita que será “um caminho longo” para atingir os “valores [de visitantes] pré-pandemia”.

Concluídas as obras, avaliadas em cerca de 150 mil euros, o monumento conta agora com uma nova escadaria, na zona das saídas, permitindo ao visitantes subirem e descerem por escadas diferentes, facilitando a circulação. Para além desta alteração, os Clérigos contam agora com uma loja de produtos alusivos ao espaço e à cidade do Porto.

Já é possível comprar bilhete através do site da Torre dos Clérigos, sendo que quem comprar até esta sexta-feira, 30 de abril, obtém um segundo bilhete gratuito, mas as visitas terão que ser marcadas até ao final do ano.

Esta não é a primeira vez que a Torre dos Clérigos é alvo de uma intervenção. Em 2014, já tinham sido feitas obras que permitiram a musealização do espaço, através da criação de um elevador e da Sala A+, onde foi instalado um posto de perceção multissensorial que simula a visita ao topo da Torre em tempo real.

Em setembro do ano passado, a Torre dos Clérigos assinalou cinco milhões de visitantes, valor que começou a ser contabilizado em dezembro de 2014.

Artigo editado por Filipa Silva