A cidade do Porto vai acolher esta sexta-feira (7) e sábado (8) a Cimeira Social da União Europeia, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que Portugal exerce até 30 de junho.

Por questões de segurança, serão implementadas várias restrições de estacionamento e circulação de vias, especialmente na zona do centro histórico, informa a Câmara Municipal do Porto, em comunicado.

O evento está organizado em dois momentos-chave: uma Conferência de Alto Nível, marcada para sexta-feira na Alfândega, e uma Reunião Informal de Chefes de Estado e de Governo, que vai decorrer no sábado nos Jardins do Palácio de Cristal.

A partir da meia-noite desta quinta-feira (6) e até às 20h00 de sábado, o parque de estacionamento da Alfândega estará encerrado e não será permitido estacionar na via pública na zona de Miragaia.

Esta terça-feira (4) foi encerrado ao público o estacionamento do Palácio de Cristal, com acesso vedado até domingo (9). Até à mesma data também fica encerrada a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, devido a montagem e desmontagem de estruturas de apoio ao evento.

O estacionamento também ficará condicionado em alguns troços da zona da Foz, a partir de quinta-feira. No sábado, vai haver o corte total da via no eixo Praça da Galiza-Rua Alberto Aires Gouveia, entre as 07h00 e as 18h00.

A autarquia também informa que vai ter de deslocar e encerrar alguns equipamentos de recolha de resíduos nas zonas da Alfândega do Porto e Palácio de Cristal, onde decorrem os eventos.

No entanto será garantido o acesso de moradores a serviços de urgências e garagens, assim como o trânsito de veículos de emergência e socorro, mediante instruções da PSP.

Com objetivo de minimizar os incómodos com o encerramento de parques de estacionamento, o Município do Porto preparou alternativas de estacionamento, que estarão em vigor até à próxima segunda-feira (9), segundo as tipologias de avença.

Todas as alterações de circulação e estacionamento, que entram em vigor, assim como alternativas propostas, podem ser consultadas online.

Chaves da cidade para Ursula von der Leyen

A realização da Cimeira no Porto será ainda alvo de uma sessão solene, que vai ter lugar na Câmara Municipal do Porto, sexta-feira pela manhã. No Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai entregar as chaves da cidade aos mais Altos Representantes da União Europeia: o presidente do Parlamento Europeu, David Maria Sassoli; o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel; e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Artigo editado por João Malheiro