Pode estar por dias o anúncio de que a final da Liga dos Campeões joga-se no Estádio do Dragão, a 29 de maio. A informação foi avançada pela Sky Sports e entretanto confirmada pela RTP e o jornal “O Jogo”.

O duelo que opõe os clubes ingleses Manchester City e Chelsea estava originalmente agendado para o Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, na Turquia. No entanto, as restrições sanitárias do país e a presença da Turquia na lista vermelha do Reino Unido levaram a UEFA a alterar os planos. O Estádio de Wembley foi, segundo a Sky Sports, considerado pela organização europeia, mas as negociações com o executivo de Boris Johnson não correram bem.

Portugal ganhou força devido a ser dos países com uma evolução pandémica mais favorável, na Europa. A final-four da Liga das Nações, em 2019, e a final-eight da Liga dos Campeões, realizada na época passada, em Lisboa, também deram confiança à UEFA, segundo “O Jogo”.

O Estádio do Dragão ia receber o jogo da Supertaça Europeia, em 2020, mas, também devido à pandemia, a UEFA mudou a localização da partida para o Estádio Puskás, em Budapeste. Agora, a cidade Invicta pode receber pela primeira vez uma final europeia.

Se se confirmar esta decisão, Portugal recebe pelo segundo ano consecutivo a final da Liga dos Campeões. O FC Porto defrontou ambos os finalistas, nesta edição da prova europeia. Na fase de grupos, os “dragões” perderam fora e empataram em casa com o Manchester City. Já nos quartos de final, o Chelsea eliminou os azuis e brancos da competição.

A partida pode contemplar a presença de 12 mil adeptos ingleses – seis mil do Manchester City e outros tantos do Chelsea -, estando esta decisão dependente da deliberação da Direção-Geral de Saúde, segundo informação avançada pelo presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte, à Antena1. O jornal “O Jogo” informa que está também a ser equacionada a possibilidade dos clubes portugueses venderem bilhetes para 10% da sua lotação, nas últimas duas jornadas da Primeira Liga.