O Sporting CP conquistou, 19 anos depois, o título de campeão nacional, ao vencer o Boavista, em Alvalade, por uma bola a zero, esta terça-feira (11). A equipa de Rúben Amorim venceu a Primeira Liga pela 19.ª vez.

O golo do avançado Paulinho ao minuto 36 levou a equipa leonina à vitória, vencendo a competição a duas jornadas do fim. Com 82 pontos na tabela classificativa e com oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado FC Porto, o título está matematicamente garantido.

O jogo da 32.ª jornada, realizado à porta fechada no Estádio de Alvalade, podia ainda ter tido um resultado mais expressivo para o Sporting, mas os “leões” não foram mais eficazes. O Boavista quase não criou perigo durante toda a partida.

Reações à vitória

Rúben Amorim, em entrevista à Sport TV, após o final do jogo, agradeceu a toda a equipa pela conquista do título de campeão nacional. “Tenho de agradecer aos jogadores e ao staff, sobretudo ao staff, que passou anos difíceis e teve hoje a recompensa. Tenho um grupo de jogadores fantástico, o mérito é todo deles”, disse o técnico.

O treinador da equipa leonina ainda acrescentou que “é um peso que me tiram de cima” ao ganhar este campeonato. “Senti que as pessoas queriam muito festejar este título e eu, pela aposta arriscada que foi feita em mim, também queria muito ganhar, também pelos jogadores, pelo clube”, revelou à Sport TV.

O treinador do Sporting ainda garantiu que não pretende deixar a equipa verde e branca e que na próxima época vai continuar a “trabalhar com mais prazer”.

Paulinho, autor do golo que deu o título ao Sporting, revelou à Sport TV que não tem palavras para descrever o que sentia quando a equipa sagrou-se campeã nacional. “São 28 anos a pensar neste momento, mais difícil quando estamos num clube que não ganha há 19 anos”.

O jogador do Sporting acrescentou ainda que “queria representar um grande de Portugal e ser campeão e acreditava muito que o Sporting seria campeão”.

Também Cristiano Ronaldo reagiu à conquista do novo título da equipa leonina. O jogador formado no Sporting, utilizou o Instagram para deixar uma mensagem à equipa: “Muitos Parabéns CAMPEÕES!”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Cristiano Ronaldo (@cristiano)

António Costa também utilizou as redes sociais para felicitar o Sporting. Numa mensagem no Twitter, o primeiro-ministro escreveu: “Felicito o Sporting pelo título de Campeão Nacional de Futebol, nesta época tão difícil para todos os adeptos impedidos de marcar presença física nos estádios. Parabéns à família verde e branca!”.

O Presidente da República também se pronunciou quanto a esta vitória, em declarações à RTP: “Queria dar os meus parabéns ao Sporting Clube de Portugal pela vitória na Liga, que tem um sabor maior certamente para os sportinguistas, porque decorreram quase 20 anos desde a última vitória. Portanto, não queria deixar de os acompanhar, como Presidente da República de todos os portugueses, neste momento que, para eles, é muito especial pelo significado do facto no contexto histórico em que ela ocorre”.

Festejos levam a confrontos com a polícia

A festa da conquista do campeonato levou milhares de adeptos a encherem a Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, porém a mesma acabou por ficar marcada por vários episódios de violência e de confrontos com a polícia.

Os adeptos da equipa verde e branca foram recebidos com barreiras de proteção ao longo da rotunda, instaladas pela polícia, porém o derrube destes objetos de segurança levou o corpo de intervenção a responder com balas de borracha e bastonadas, deixando vários adeptos feridos.

Os festejos continuaram com a passagem do autocarro da equipa do Sporting. Os jogadores foram recebidos num Marquês pintado de verde e branco, com centenas de adeptos sem máscara e não respeitando as distâncias de segurança.

Também durante o jogo, os adeptos da equipa leonina atiraram vários objetos contra as forças de segurança, o que levou à polícia a responder com disparos de balas de borracha. “Tivemos vários adeptos que atiraram pedras e garrafas contra a PSP. Não há detidos a registar, mas vários feridos que foram atingidos por adeptos que se encontravam na parte superior. Não temos conhecimento de nenhum ferido grave”, afirmou o subcomissário da PSP Artur Serafim, em entrevista à RTP.

A festa também se sentiu no Porto, com vários adeptos a celebrar na Avenida dos Aliados e na Rotunda da Boavista, porém a maioria dos festejos era feita através de viaturas particulares, que circulavam em marcha lenta, das centenas de adeptos que gritavam pela conquista do Sporting.

Artigo editado por João Malheiro