Estádio do Dragão vai mesmo receber a final da Liga dos Campeões. A UEFA confirmou esta quinta-feira que o duelo entre Manchester CityChelsea realiza-se na casa do FC Porto.

O jogo vai permitir a presença de seis mil adeptos de cada finalista. Esta informação já tinha sido adiantada, esta quarta-feira, pelo presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte, à Antena1. A UEFA considerou que “tudo precisaria de ser feito” para permitir a presença dos 12 mil adeptos ingleses na final da competição.

Em comunicado oficial, o presidente da UEFA, destacou que “a presença [dos adeptos] na final da Liga dos Campeões é o ponto alto para os finalistas“.

Aleksander Čeferin realçou que a competição europeia contou “com a ajuda dos amigos portugueses”. O líder da organização do futebol europeu mostrou-se “muito grato à Federação Portuguesa de Futebol e ao governo português” por terem aceite a realização da final, no Porto.

Portugal ganhou força devido a ser dos países com uma evolução pandémica mais favorável, na Europa. A final-four da Liga das Nações, em 2019, e a final-eight da Liga dos Campeões, realizada na época passada, em Lisboa, também deram confiança à UEFA, segundo “O Jogo”.

A partida estava, originalmente, agendada para o Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, na Turquia. No entanto, as restrições sanitárias do país e a presença da Turquia na lista vermelha do Reino Unido foram “dificuldades inultrapassáveis”, segundo a UEFA, levado assim a uma alteração de planos.

 O Estádio de Wembley, em Inglaterra, também chegou a ser equacionado, mas “apesar dos esforços exaustivos” das autoridades inglesas, a UEFA afirma que “não foi possível alcançar as exceções necessárias à quarentena em vigor, no Reino Unido”.

A final inglesa entre Manchester City e Chelsea vai ter arbitragem do espanhol Miguel Mateu Lahoz. É a primeira vez que o árbitro de 44 anos apita o jogo derradeiro da Liga dos Campeões.

A partida realiza-se dia 29 de maio, às 20h00 de Portugal continental, no Estádio do Dragão.