A Câmara Municipal do Porto vai lançar, na próxima segunda-feira (17), uma nova plataforma digital, que apresenta toda a oferta desportiva disponível na cidade, em termos de equipamentos, clubes e modalidades.

A plataforma “Desporto365”, como é intitulada, foi apresentada durante a reunião de quinta-feira (13) do executivo. A aplicação “centraliza informação detalhada sobre as mais de 250 entidades que se dedicam à prática desportiva na cidade e os mais de 300 equipamentos, privados e municipais, onde diretamente são disponibilizadas cerca de 200 modalidades desportivas”, referiu Catarina Araújo, vereadora da juventude e desporto da Câmara do Porto, durante a reunião.

O projeto é reconhecido como o “primeiro atlas desportivo municipal em formato digital” e permite “identificar os equipamentos e serviços relacionados com a prática da atividade física e desportiva na cidade”. Para além disso, também identifica a localização destes equipamentos e dos clubes da cidade e ainda oferece a possibilidade de realizar uma série de pesquisas direcionadas por “modalidade desportiva, zonas da cidade, idade/género, clube ou infraestruturas”, revelou a vereadora da juventude e do desporto.

A aplicação disponibiliza ainda outras funcionalidades como a “georreferenciação do utilizador e a informação sobre os equipamentos desportivos que se encontram mais próximos”, afirma Catarina Araújo. Através da utilização da ferramenta de realidade aumentada, o utilizador direciona o telemóvel para um local, sendo-lhe apresentado vários equipamentos e informações sobre estas instalações.

Catarina Araújo acredita que esta plataforma pode “melhorar a informação e as oportunidades de acesso aos equipamentos desportivos da cidade e a toda a vasta oferta de atividades físicas e desportivas”.

A vereadora da juventude e do desporto acrescenta ainda que esta ferramenta digital permite “cumprir a nossa missão de ter uma cidade cada vez mais aberta ao desporto, com mais possibilidades de acesso às suas infraestruturas desportivas e cada vez com mais praticantes todos os dias do ano”.

A aplicação é gratuita, podendo ser descarregada a qualquer momento a partir da App Store ou da Google Play. A Câmara criou igualmente um website que reúne as mesmas informações.

Artigo editado por João Malheiro