A iniciativa existe desde dezembro de 2019, mas foi forçada a parar devido às restrições impostas pela pandemia. A boa notícia é que, este ano, a pausa não durou muito tempo. Na quinta-feira, dia 13 de maio, voltaram as aulas gratuitas do Skate Park de Ramalde, no Porto, para quem quer iniciar-se nesta modalidade ou aperfeiçoar a técnica.

“Desde a sua abertura, o Skate Park tornou-se rapidamente um espaço de eleição para os muitos praticantes que estavam espalhados por outros pontos da cidade e que ali encontraram um local seguro e com todos requisitos técnicos para treinarem e evoluírem”, explica ao JPN Adelina Cabral, adjunta do presidente Rui Moreira. O projeto contribuiu ainda para despertar o interesse de muitos jovens por esta modalidade em expansão, revelando-se mais um motivo de sucesso.

São quatro aulas por semana, cada uma com uma duração de duas horas e estarão em funcionamento em permanência sempre às segundas e quintas-feiras, das 17h30 às 19h30, e sábados e domingos, das 10h00 às 12h00. A oferta é, contudo, limitada: por enquanto, só existem 12 vagas para cada aula e é necessária inscrição prévia.

Menores de 6 anos não podem participar e para que mais gente tenha a oportunidade de experimentar a modalidade, cada pessoa só se pode inscrever no máximo em duas aulas por semana e com um intervalo de tempo espaçado. Assim sendo, explica em comunicado a Câmara do Porto, aulas para a mesma pessoa aos “sábados e domingos, domingos e segundas ou segundas e quintas” não são permitidas.

Até ao momento registam-se 60 participantes. Grande parte reside na cidade do Porto, mas a procura por quem habita nos restantes municípios da Área Metropolitana tem vindo a aumentar. A grande maioria dos inscritos tem menos de 18 anos e, revela Adelina Cabral, “existe uma adesão significativa de participantes do sexo feminino”.

Até ao momento registaram-se 60 participantes inscritos. Ágora Porto/Facebook

Rampas, pirâmides, escadas, corrimões, muros e uma zona central com estruturas como bowls, half-pipes ou curbs são algumas das plataformas que serão utilizadas nas aulas ao longo dos 950 metros quadrados de recinto. Para se candidatarem, os participantes devem enviar um email para o endereço [email protected] com o nome, idade e dia em que pretendem realizar as aulas.

“Durante a atividade continua impedida a partilha de materiais e equipamento entre alunos”, pode ler-se no site da autarquia. As regras de combate à pandemia estarão asseguradas. Controlo de temperatura na entrada do complexo desportivo e utilização obrigatória de máscara fora do período da aula são obrigatórios, assim como a desinfeção das mãos e o distanciamento social. Durante o período das aulas, o recinto só estará disponível para quem participa.

Artigo editado por Filipa Silva