A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) informou esta segunda-feira (17) que os jogos da última jornada da Primeira Liga de futebol, previstos para esta quarta-feira (19), afinal, não vão ter público nos estádios, ao contrário do que foi anteriormente anunciado.

Em comunicado, a entidade liderada por Pedro Proença esclarece que a direção esteve reunida esta manhã, num encontro de caráter extraordinário, no qual deliberou, por unanimidade, que “a última jornada da Liga NOS não terá público em testes-piloto, como chegou a ser uma possibilidade”.

A LPFP explica, no comunicado, que esta decisão foi tomada por “motivos de equidade competitiva”, pois “circunscrever a presença de adeptos aos visitados, não é concebível e arriscaria constituir uma entorse à igualdade de oportunidades competitiva, em favor de metade das [equipas] em contenda e em prejuízo das demais”. A entidade garante agora ter “defendido” a presença de público já na penúltima jornada.

A Liga ainda acrescenta que a 33.ª e penúltima jornada já foi realizada, deixando em aberto os “objetivos classificativos de muitas equipas participantes, com reflexos diretos em muitos dos jogos da última jornada”. Com isto, segunda explica a direção, “grande parte desses jogos convocam para o organizador preocupações com a verdade desportiva e a equidade entre os competidores, pelo que permitir que algumas equipas pudessem ter o seu público presente nesta jornada decisiva originaria situações de desigualdade intolerável”.

O comunicado ainda avança que a resolução do Conselho de Ministros, de 14 de maio, não apresenta “a autorização para a realização de testes-piloto com público, nos estádios da Liga NOS ou outros” e a Direção-Geral de Saúde (DGS) “até ao presente momento, não remeteu o parecer solicitado”, no dia 11 de maio, sobre as “condições higiénico-sanitárias para a concretização” do evento.

Dadas estas razões, a direção da Liga “considera não estarem reunidas as condições de segurança, de equidade e logísticas para a realização de testes-piloto com público na última jornada da Liga NOS”.

Artigo editado por Filipa Silva