Rui Rio vai estar presente, na próxima sexta-feira (21), a partir das 18h00, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) para uma iniciativa da Academia de Política Apartidária (APA). O presidente do PSD vai participar numa sessão de Perguntas e Respostas sobre as temáticas da política nacional e internacional.

A iniciativa insere-se no programa “Política a Triplicar” da APA, que colocará jovens estudantes – 25 por sessão – em contacto com três figuras de renome da política portuguesa em sessões de Perguntas & Respostas. Para além de Rui Rio, também vão participar na iniciativa Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, no dia 28 de maio, às 18h00, numa sessão por videoconferência, e Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, no dia 31 de maio, à mesma hora, numa sessão presencial, em local ainda a designar.

A Academia de Política Apartidária pretende com a organização deste tipo de iniciativas “motivar as novas gerações para o exercício pleno da cidadania e para a participação política ativa e consciente”, refere Pedro Valente Lima, membro da APA, ao JPN.

A limitação a 25 participantes deve-se, por um lado, às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, mas também para favorecer “um ambiente saudável de discussão e participação política”, explica Pedro Valente Lima. A APA pretende “proporcionar um momento de conversa fluída e providenciar o tempo e o espaço necessários para que os participantes possam ver as suas reflexões ouvidas e as suas dúvidas esclarecidas por estas caras conhecidas da política portuguesa”, acrescenta ainda o membro da organização estudantil.

A inscrição para participar em cada uma destas sessões é feita mediante o preenchimento de um formulário, disponível nas redes sociais da Academia de Política Apartidária.

A sessão com o Rui Rio encontra-se esgotada, mas a inscrição para a sessão com a Catarina Martins já está aberta e ficará disponível até ao dia 24 de maio. As inscrições para a sessão com Francisco Rodrigues dos Santos abrem ainda esta semana.

Na seleção dos participantes para as sessões, a APA esclarece que será dada prioridade à ordem de inscrição, assim como, aos jovens universitários que estão a estudar na Academia do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva