A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai aumentar a oferta de autocarros, em doze linhas, a partir da próxima segunda-feira (24).

As linhas abrangidas por este novo reforço são:

• Linha 200 (Bolhão-Castelo do Queijo)
  • Linha 201 (Aliados-Viso)
  • Linha 203 (Marquês-Castelo do Queijo)
  • Linha 204 (Hospital S.João-Foz)
  • Linha 205 (Campanhã-Castelo do Queijo)
  • Linha 207 (Campanhã-Mercado da Foz)
  • Linha 208 (Aliados-Aldoar)
  • Linha 305 (Cordoaria-Hospital S.João)
  • Linha 703 (Cordoaria-Sonhos)
  • Linha 800 (Bolhão-Gondomar)
  • Linha 801 (Cordoaria-S.Pedro da Cova)
  • Linha 907 (Boavista-Vila D’Este)

Este reforço é a reposta a um aumento do número de passageiros diários, resultantes do “regresso à normalidade” e, consequentemente, do retorno às atividades económicas.

A medida, que se traduz num alargamento da oferta para 106%, segundo a empresa, visa “prestar um serviço público de qualidade” aos seus passageiros, assim como, responder às necessidades dos mesmos.

O reforço dos autocarros apenas estará disponível nos dias úteis nos horários “normais”, dado que é o período onde se verificam uma maior necessidade da oferta. No caso dos fins de semana e horários de férias escolares, o reforço já não se aplica.

O aumento da oferta do número de autocarros surge de um financiamento proporcionado por um protocolo entre a Área Metropolitana do Porto (AMP), o Fundo Ambiental e o Ministério do Ambiente e Ação Climática.

O valor do financiamento é de 750 mil euros e vai permitir que o reforço dos transportes seja feito antes das férias escolares de verão e será retomado em setembro/outubro até ao final de 2021.

Com esta medida vai ser igualmente possível reforçar outras nove linhas, através da contratação de serviço pela Área Metropolitana do Porto a operadores privados (Maia Transportes, União Transportes dos Carvalhos, Auto-Viação Pacense, VALPI e Caima).

As nove linhas que serão abrangidas por este reforço são:

• Linha 403 (Boavista [Casa da Música]-Campanhã)
  • Linha 601 (Cordoaria-Aeroporto [via Mar Shopping)
  • Linha 604 (Hospital S.João-Aeroporto [via Crestins])
  • Linha 705 (Hospital S.João-Valongo [Continente])
  • Linha 706 (Hospital S.João-Ermesinde [Est] via Mte Penedo)
  • Linha 707 (Hospital S.João-Ermesinde [Est] via Arregadas)
  • Linha 900 (Cordoaria-Sto. Ovídio)
  • Linha ZC (Estádio do Dragão-Areias)
  • Linha ZF (Valadares [Estação]-Francelos)

O reforço destas linhas por outras empresas é só efetuado nos dias úteis. Nos fins de semana e feriados a STCP mantém a operação nestas linhas.

Os horários estão disponíveis para consulta nas paragens, no site da STCP ou através do email [email protected].

Artigo editado por Filipa Silva