José Paulo Lopes garantiu, esta sexta-feira, a sua estreia olímpica na prova de 800 metros livres, no decorrer dos Campeonatos de Europa de Natação, em Budapeste.

Ao vencer a segunda eliminatória com o tempo de 07:52.81 minutos, o atleta conseguiu nadar abaixo do mínimo olímpico (07:54.31) e ainda apurar-se para a final do europeu, a qual terminou, este sábado, no sexto lugar com um tempo ainda melhor que o da qualificação: 7:52.68 minutos.

Com a marca atingida, o nadador do Sporting Clube de Braga melhorou o novo recorde nacional absoluto que havia fixado na sexta-feira, retirando 10 segundos ao tempo de 8:02.16, que já lhe pertencia desde 2019. 

O atleta de 20 anos tornou-se, assim, no sexto nadador português a representar o país nos Jogos Olímpicos, juntando-se a Gabriel Lopes e Alexis Santos, ambos nos 200 metros estilos, a Tamila Holub e Diana Durães, ambas nos 1500 metros livres, e a Ana Catarina Monteiro, nos 200 metros mariposa. 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por José Paulo Lopes (@zelopes00)

Em declarações à Federação Portuguesa de Natação (FPN), José Paulo Lopes referiu que “não estava nada à espera” e que o feito alcançado “é sem dúvida um sonho a ser concretizado enquanto atleta”. Sobre o desempenho na final, que lhe valeu o sexto lugar, o nadador minhoto considerou que “confirmar o mínimo de apuramento foi muito bom” porque sentiu que a performance do dia anterior “não foi uma vez sem exemplo”. “Estou muito feliz”, concluiu.

Para o treinador Luís Cameira, “foi uma emoção enorme”. “Numa época tão difícil, com tantas limitações, a resiliência do Zé Paulo foi uma lição para todos nós”, afirmou, também, à FPN.

Em comunicado, António Salvador, presidente do Sporting Clube de Braga, mencionou que “a persistência, determinação e irreverência” do atleta bracarense “levaram-no a atingir o ponto mais alto da sua ainda curta carreira”. Concluiu referindo que “José Paulo Lopes é um exemplo a seguir, não só na natação portuguesa, mas para todos os desportistas deste país”.

Com este resultado, a missão portuguesa passa a contar com 62 atletas confirmados em 13 modalidades para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, adiados para este ano por causa da pandemia de Covid-19. A competição vai decorrer de 23 de julho a 8 de agosto.

Artigo editado por Filipa Silva