Já teve lugar em espaços como o Palácio de Cristal ou o Largo Amor de Perdição, junto ao Centro Português de Fotografia (CPF), mas este ano – e porque a pandemia assim o obriga – a morada é outra. Pela primeira vez, a Mostra da Universidade do Porto (UP), à sua 18.ª edição, acontece online no site mostra.up.pt.

“No ano passado a mostra ia-se realizar por volta do dia 25 de março, mas tivemos o confinamento muito em cima e acabamos por cancelar. Não tivemos hipótese de a transformar num circuito online e, este ano, optamos desde o início por realizá-la online, precisamente nessa perspetiva”, explica ao JPN Raúl Santos, diretor do Gabinete de Comunicação e Imagem, responsável pela organização da iniciativa.

Outra das novidades é o mês escolhido para a realização da atividade, que este ano passa a realizar-se durante os dias 27 a 29 de maio. A alteração acontece, explica Raúl Santos, com o objetivo de acompanhar o “calendário escolar que vai ser estendido por mais uma semana e o acesso ao ensino superior realizar-se-á também mais tarde”.

Durante os três dias, das 10h00 às 18h00, futuros estudantes universitários vão poder conhecer os 300 cursos que a Universidade do Porto tem para oferecer. Ciência, Letras, Engenharia ou Artes são alguns deles, mas é garantido que a Mostra 2021 tem muito mais para oferecer.

À semelhança das edições passadas, o evento é gratuito, mas para participarem os visitantes devem inscrever-se previamente.

Ainda que o formato seja uma estreia e que seja difícil atingir ou superar os 20 mil estudantes que marcaram presença na última edição, Raúl Santos mantém-se otimista, revelando que o evento “terá alguns milhares de jovens a participar”.

Concluído o registo, é através de uma visita virtual que os estudantes vão conhecer os stands de cada uma das 14 faculdades presentes — para visitar cada uma, basta selecionar no mapa. Mas antes há paragem obrigatória na Zona Central (Auditório) com a mensagem de boas-vindas do Reitor da Universidade.

Palestras sobre os cursos, orientação vocacional e informações sobre serviços da Universidade nas áreas do alojamento e bolsas de estudo ou sobre como participar num programa de Erasmus+ são outras das ofertas. Assistir a experiências científicas também vai ser possível.

Em relação às atividades que privilegiem o “pôr a mão na massa”, o diretor do serviço admite que ainda que seja mais difícil replicá-las no formato online, farão parte da programação de cada stand.  Demostrações de História Geológica da cidade do Porto ou experiências de física e química serão algumas das atividades presentes.

Para além disto, e como as novidades não ficam por aqui, os alunos terão a oportunidade de entrar em contacto e esclarecer dúvidas com docentes e estudantes de cada instituição de duas formas – através das palestras virtuais inseridas na programação de cada faculdade ou entre as 10h00 e a 18h00 no chat de cada instituição de ensino disponibilizado para o efeito. “Não há limitação do número de perguntas ou do número de contactos que cada um poderá fazer”, revela.

Quem também tem presença marcada para a Zona Central é a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Os visitantes poderão assistir às palestras ou participar em sessões sobre temas relacionados com a Saúde e o Ambiente.

Se a situação o permitir, as próximas edições da Mostra da Universidade do Porto serão novamente presenciais.

Artigo editado por Filipa Silva