A final da Liga dos Campeões realiza-se no próximo sábado (29) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto anunciou esta quinta-feira (27), em conferência de imprensa, algumas medidas a serem levadas a cabo na operação de segurança para este evento.

A operação de segurança “vai contar com todos os reforços e todas as valências da polícia, nomeadamente as suas unidades especiais e ainda a colaboração com a Polícia Municipal do Porto”, referiu o subintendente Cardoso da Silva, na conferência de imprensa.

No Estádio do Dragão “vão ser criados três perímetros”, onde apenas podem aceder as pessoas com bilhete, e “não vai ser permitida a circulação automóvel”, que vão ter início na sexta-feira (28) a partir das 20h00, existindo um “condicionamento total de trânsito”, que se vai prolongar até ao final do jogo, revela o comandante da operação.

A PSP “solicitou a presença de polícias ingleses, especializados no trabalho ligados aos clubes que vão visitar a cidade” para ajudar na “monitorização e informação ao adepto”. Estes oito polícias vindos do Reino Unido “têm conhecimento privilegiado sobre o perfil dos adeptos, o que podem nos dar alguma informação de como é que podemos abordar o adepto”, acrescenta o subintendente da Polícia de Segurança Pública.

A operação de segurança que está a ser montada pela PSP vai funcionar como um “triângulo operacional”, estando centrada em três ambientes diferentes – aeroporto, centro da cidade e Estádio do Dragão – que vai dispor de “um conjunto enormíssimo de polícias”, tendo “um policiamento robusto, que se vai repartir por estes três ambientes”, expõe Cardoso da Silva.

“Temos o cenário do aeroporto, logo aí, se for adequado, estamos preparados para fazer alguma segregação dos adeptos, organizar a sua vinda para a cidade. Na cidade vamos ter a preocupação de estar a monitorizar e essencialmente informar o adepto. E depois no Estádio do Dragão, aí há uma operação ainda mais robusta”, com o estabelecimento de perímetros de segurança, revela o comandante da operação.

Sobre a questão dos adeptos que vêm de fora da bolha da segurança para assistir ao jogo, Cardoso da Silva revela que o termo “bolha” não é um termo que faça parte do “léxico operacional”, reforçando a ideia que “dentro daquilo que é a liberdade possível, não vai haver condicionamento da parte da polícia, a não ser que haja alguma questão que o justifique”.

Permanecem dúvidas sobre a lotação das “fanzones” localizadas nos Aliados e na Alfândega. Em conferência de imprensa, quando questionada sobre o tema, a PSP afirmou que está a aguardar “um parecer das autoridades competentes”. Relativamente ao possível uso de ecrãs nestes espaços para adeptos, as autoridades dizem que não têm essa informação.

Condicionamentos de trânsito

A Câmara do Porto informou, em comunicado, que “de modo a garantir condições de segurança à mobilidade de pessoas e veículos, torna-se necessário efetuar condicionamentos de trânsito e estacionamento no dia 29 de maio de 2021 [sábado] e conforme sinalização a estabelecer nos locais”.

A zona da Alfândega (Viaduto do Cais das Pedras, Rua de Monchique, Calçada de Monchique, Rua de Miragaia, Rua Nova da Alfândega e Rua do Infante D. Henrique) e a das Antas (Alameda das Antas, Via Futebol Clube do Porto, Rua de José Monteiro da Costa, Rua da Sociedade Protetora dos Animais, Rua Professor Manuel Baganha, Túnel das Antas II, Rua dos Campeões Europeus, Rua João Marques Pinto, Viela do Monte da Costa, Rua do Monte da Costa, Rua dos Luzares, Rua Ilse Losa, Rua Maria Adelaide Freitas Gonçalves e Rua Lameira de Cima)  vão sofrer uma “proibição de trânsito“, com a exceção de cargas e descargas, no acesso a garagens e a transportes públicos.

A Câmara anunciou igualmente que haverá condicionamento de trânsito com estreitamento de via na Avenida 25 de abril (em ambos os lados), na Rua de “A Renascença Portuguesa” (no lado norte), na Praça da Corujeira e na Alameda de Cartes (em ambos os lados).

As proibições de estacionamento vão funcionar na zona da Alfândega, das Antas, da Corujeira e dos Aliados. A autarquia acrescenta que “todos os condicionamentos de trânsito serão assegurados pela polícia“.

Operação especial da Metro do Porto

A operação de segurança pensada pela PSP engloba a divisão dos adeptos de cada equipa em dois pontos diferentes da cidade. A empresa de metropolitanos do Porto vai efetuar o transporte dos adeptos do Chelsea, que tem a base da sua “fanzone” nos Aliados, sendo depois encaminhados para o Estádio do Dragão, refere Tiago Braga presidente da empresa, em conferência de imprensa na estação de metro dos Aliados.

Tiago Braga acrescenta ainda que haverá um reforço “muito significativo” da oferta na linha E (que liga o Aeroporto Francisco Sá Carneiro à Trindade) e na linha D (que liga Santo Ovídio ao Hospital de S. João).

O presidente da Metro do Porto revelou ainda que tem “uma oferta com 1.200 lugares disponíveis por hora”, na linha do aeroporto para reforçar a chegada de passageiros durante o dia de sábado.

Operação especial da STCP

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) ficou encarregue de transportar os adeptos do Manchester City. A empresa de autocarros vai disponibilizar um serviço de vaivém com 12 autocarros, que vai ligar o Parque da Alfândega, onde está localizada a “fanzone” desta equipa, o Estádio do Dragão e a Avenida 25 de abril.

A empresa estima transportar entre 5.000 a 6.000 adeptos nos autocarros articulados, estando a PSP a acompanhar tanto no embarque dos passageiros como nos respetivos trajetos, “de modo a assegurar o cumprimento das medidas em vigor no que é referente à lotação dos veículos”, refere a STCP em comunicado.

Este transporte dos adeptos vai realizar-se entre as 15h30 e as 19h30 do próximo sábado (29).

A final da Liga dos Campeões vai opor duas equipas inglesas: o Manchester City e o Chelsea, a partir das 20h00 de sábado (29) e a PSP apela à “cooperação e colaboração dos cidadãos para a criação de um ambiente de concórdia e bem-estar, com total respeito pelas liberdades e garantias dos cidadãos”.

Artigo editado por João Malheiro