O Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas (PEJENE) tem aberto o período de candidaturas para todos os interessados em participar no programa promovido pela Fundação da Juventude.

A grande novidade do programa que este ano celebra a sua 29.ª edição é o alargamento das candidaturas a todos os estudantes do Ensino Superior, independentemente do ano que se encontrem a frequentar (até aqui, os do primeiro ano estavam excluídos).

Assim, todos os jovens inscritos num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), numa licenciatura, mestrado, mestrado integrado ou pós-graduação podem candidatar-se às vagas disponíveis. Cada candidato pode tentar, no máximo, duas vagas distintas.

“Após avaliação das candidaturas e dos requisitos exigidos pelas empresas, a Fundação da Juventude seleciona três candidatos e, destes, cabe à entidade acolhedora proceder à seleção do estagiário a acolher”, esclarece a Fundação da Juventude numa nota enviada à imprensa.

No total, este ano, há cerca de 300 vagas abertas em 13 distritos do país: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Madeira, Porto – cerca de 60 -, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo.

Os estágios não são remunerados – algumas entidades “atribuem aos estagiários uma bolsa de estágio, embora não sejam obrigadas a isso”, como esclarece a Fundação da Juventude – havendo sempre lugar a subsídio de alimentação e a subsídio de transporte para o estagiário.

Os estágios têm a duração de dois a três meses e serão para fazer entre julho e dezembro (dependendo da vaga em questão).

O lote de vagas e empresas participantes pode ainda aumentar, uma vez que as candidaturas das entidades de acolhimento vão permanecer abertas até 31 de outubro. O prazo limite de candidaturas para os estudantes não é descriminado.

Este ano, a Fundação da Juventudo promete também acompanhar os estágios de “workshops e palestras sobre temas ligados à empregabilidade, à construção de CV’s, à preparação de entrevistas de trabalho, entre outros.”

“Em 2020, ano de crise pandémica, cerca de 200 jovens participaram neste programa, sendo que 23% tiveram oportunidade de continuar a trabalhar na empresa depois do estágio terminar”, nota a Fundação. No total, desde 1993, o programa já terá envolvido mais de 8 mil jovens e 3.600 entidades de acolhimento, segundo a entidade promotora.

A lista de vagas e o formulário de candidatura estão dispopníveis no site do programa.