O “Há Filmes na Baixa!” está de volta, quase um ano depois. O ciclo de cinema promovido pelo Porto/Post/Doc regressa com a exibição de dois clássicos no Passos Manuel, no Porto.

A 9 de junho, pelas 20h00, vai ser exibido “Ran“, um dos grandes trabalhos de Akira Kurosawa. Tratando-se de uma adaptação da peça “Rei Lear”, de Shakespeare, o filme conta a história de um velho guerreiro que decide repartir as suas terras pelos três filhos, desencadeando uma luta de poder entre irmãos, que termina de forma trágica. É um filme de samurais que como só o famoso realizador japonês consegue fazer.

Já a 22 de junho, às 19h30, vai ser visionado “Apocalypse Now – Final Cut“, a produção mais controversa de Francis Ford Coppola. Parte fundamental do universo cinematográfico norte-americano que se dedicou a retratar a guerra do Vietname, o filme mostra a missão de um jovem capitão americano de procurar e assassinar um coronel desertor, que se escondeu na selva e passou a comandar guerrilheiros no Camboja.

Esta é a terceira versão do filme estreado em 1979, contando com um restauro em 4K, com particular destaque para a componente sonora. Francis Ford Coppola acompanhou todo o processo e exibiu o resultado final no Festival de Cannes, em 2019, 40 anos depois da estreia original no mesmo evento. É a segunda versão mais longa do filme, com 183 minutos de duração.

Os bilhetes por sessão custam cinco euros, com descontos para estudantes (dois euros) e pessoas com mais de 65 anos ou Tripass (3,5 euros).

É também este mês que encerra o prazo da segunda chamada para a submissão de filmes para a edição de 2021 do Porto/Post/Doc. As candidaturas são aceites até 30 de junho.

O festival Porto/Post/Doc realiza-se entre 19 e 28 de novembro, em várias salas de espetáculos do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva