A U-World, um grupo multinacional de gestão de residências universitárias, lançou um novo programa de apoio a jovens estudantes de mérito do 12.º ano, que pretendam deslocar-se para fora da sua região, no próximo ano letivo 2021/2022, para entrar no primeiro ano numa instituição de ensino superior pública da academia do Porto.

O programa “Filhos da Terra” envolve a parceria com autarquias e empresas privadas com o objetivo de “promover o desenvolvimento das regiões do interior através do incentivo à fixação de jovens nos seus concelhos de origem” depois de concluído o ensino superior, refere a organização.

Neste primeiro concurso, serão oferecidas um mínimo de dez bolsas de apoio, que incluem o valor da propina, o alojamento numa residência do grupo U-World e um serviço de tutoria. A bolsa tem duração de um ano, mas pode ser renovada até três anos, no cumprimento dos critérios estabelecidos pelo regulamento do programa.

O programa envolve quase todas as autarquias do país, exceto os concelhos abrangidos pela Área Metropolitana do Porto. O apoio por parte das autarquias será feito através do pagamento das propinas do jovem estudante do concelho que se candidata.

O projeto pretende assim “sensibilizar e incentivar o estudante beneficiário da bolsa a retribuir ao concelho que o apoiou, após a conclusão do curso”. Segundo a organização, o apoio ao concelho pode ser feito ao nível de inserção profissional nas empresas locais ou na criação de uma empresa nesse concelho.

Inês Caldas, diretora-geral da U-World, acredita que “o talento está equitativamente distribuído pelo território nacional, no entanto, é nas oportunidades de desenvolvimento de todo esse potencial que verificamos um desequilíbrio efetivo, acompanhado de uma desertificação do interior”.

Nesse sentido, a diretora da U-World conta que o grupo propõe “uma abordagem colaborativa e próxima, que impulsione simultaneamente o sucesso do estudante, com um acompanhamento personalizado a nível pessoal e académico, e promova uma participação ativa nestes concelhos do interior”.

As pré-candidaturas para o concurso da bolsa já estão abertas, ficando disponíveis até dia 30 de julho. Esta candidatura é feita através do preenchimento de um formulário disponível no website da U-World.

Os candidatos serão selecionados de acordo com diversos critérios, como a média de entrada e os cursos a que se candidatam. Os resultados serão divulgados no dia 30 de setembro.

Artigo editado por Filipa Silva