O antigo guarda-redes internacional português Neno morreu esta quinta-feira (10), aos 59 anos. A notícia foi divulgada pelo Vitória Sport Club, clube que Neno representou enquanto jogador e dirigente.

“É com profunda tristeza e coletivo sentimento de enorme pesar que o Vitória SC informa sobre o falecimento de Neno”, afirmou o clube de Guimarães, em comunicado. O Vitória refere a “enorme perda coletiva” que a morte do atleta representa e oferece “as suas mais sentidas condolências” à família e amigos de Neno.

Sobre a causa de morte, o clube minhoto não adianta informações, uma vez que haverá ainda lugar a autópsia, confirmou fonte oficial do Vitória ao JPN. Do mesmo modo, não há ainda informações sobre as cerimónias fúnebres, que o clube promete divulgar “no momento próprio”.

O Sport Lisboa e Benfica, outro clube que Neno representou, já reagiu à notícia: “O Sport Lisboa e Benfica expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do nosso antigo guarda-redes Neno, que tinha 59 anos”  lê-se, em comunicado.

“Para sempre ficarão na memória de todos os Benfiquistas as grandes exibições que Neno protagonizou com a camisola do Benfica. Para sempre ficará também o talento de um dos guarda-redes mais marcantes do futebol português“, acrescentam as águias.

Colocando rivalidades à parte, o Sporting de Braga também manifestou pesar pela morte do antigo internacional português: “Sentidas condolências da Legião Braguista. Neno era um símbolo do futebol português, com um valor humano ímpar. Os mais profundos pêsames à família”, registou o clube nas redes sociais.

Adelino Augusto Graça Barbosa Barros nasceu a 27 de janeiro de 1962 na Cidade da Praia, em Cabo Verde. Formado no Barreirense, Neno passou por Vitória de Guimarães, Benfica e Vitória de Setúbal. No clube encarnado, o antigo guarda-redes sagrou-se campeão nacional três vezes e venceu ainda três Taças de Portugal.

Ao serviço da seleção portuguesa fez nove encontros, entre 1989 e 1996.

Neno destacou-se também fora das quatro linhas, pelo gosto que tinha em cantar. Chegou a dividir o palco com o seu ídolo Júlio Iglesias, num concerto do cantor espanhol na Maia.

Terminada a carreira de jogador, chegou a ser Relações Públicas pelo Vitória Sport Club.

Em 2018, o carismático jogador foi convidado do podcast de desporto do JPN, o Quarto Árbitro. Na longa entrevista, o antigo internacional português recordou as várias etapas da sua carreira e revelou o amor que tinha pela vida: “A vida dá-me gozo. Adoro a vida”, disse.

A entrevista completa para ouvir aqui: