Untold é uma exposição da associação portuguesa Humanity On the Move e da plataforma Astro que visa dar voz e dignificar a experiência humana dos migrantes. A partir desta sexta-feira (18), mais de 70 peças de arte vão estar expostas numa galeria virtual.

O projeto arrancou em janeiro de 2021 e é a primeira concretização do conceito Breaking Borders Throught Art. O projeto contou com mais de 150 participantes de 15 países, entre os quais refugiados, requerentes de asilo e artistas. A exposição é o resultado da colaboração entre artistas e migrantes na criação de peças artísticas que retratam os sentimentos com os quais os últimos mais se identificam.

A exposição Untold vai estar disponível, durante dois meses, na plataforma Kunstmatrix. A galeria virtual vai ser apresentada em cenário 3D, em parceria curatorial da plataforma Astro, que apoiou também financeiramente o projeto. Os espectadores poderão ainda deixar comentários ou mensagens a um migrante ou artista através das redes sociais da Associação Humanity On the Move, como o Instagram e o Facebook.

A exposição virtual conta com uma variedade de obras de arte, entre elas poemas, pinturas, desenhos, esculturas e músicas.

Rosário Frada, uma das fundadoras da Humanity On the Move, acredita que a ligação dos artistas com os migrantes consegue destruir algumas das barreiras, há muito construídas: “Ao juntarmos artistas e migrantes, estamos a desenvolver obras de arte como o produto de uma conexão significativa entre eles, combatendo o preconceito e as barreiras imaginárias que nos separam”, explicou, em comunicado oficial da organização.

Para os refugiados, o preconceito é considerado “o maior problema” na vinda para a Europa: “Nada me incomodava mais do que a forma que as pessoas olham para os refugiados. Isto incomodava-me mais do que estar com fome ou sede”, revelou um dos refugiados participantes, na nota de imprensa do projeto.

A associação Humanity On the Move, apesar de estar já a planear exposições físicas, considera fulcral fazer esta primeira exposição de forma virtual, de modo que “todos que participaram, incluindo refugiados e requerentes de asilo espalhados pela Europa, conseguissem ver as suas histórias retratadas”, esclareceu ainda Rosário Frada, em comunicado.

No final da exposição virtual, as peças serão leiloadas – em data ainda a definir – e os recursos resultantes doados para a ONG inglesa Donate4Refugees.

A associação portuguesa Humanity On the Move nasceu no final de janeiro e tornou-se oficialmente uma associação sem fins lucrativos no dia 19 de abril. O foco da associação é centrado na autenticidade da conexão, no respeito e na motivação pela luta dos direitos humanos dos refugiados e requerentes de asilo.

A associação conta com a participação de 21 jovens portugueses, formados e em formação, em diversas áreas que partilham as mesmas motivações, valores e propósitos.

Artigo editado por João Malheiro