A vacinação contra a Covid-19 para pessoas entre os 20 e 29 anos, em princípio, terá início “a partir de meados de julho”, segundo fonte da task-force do plano nacional de vacinação contra a Covid-19, ouvida pela agência Lusa.

A mesma fonte não anunciou uma data exata, mas garantiu que o início da vacinação será em “meados ou final” do próximo mês. Uma antecipação do prazo para antes dessa altura será “muito difícil”.

A vacinação desta faixa etária só estava prevista para agosto. No entanto, a disponibilização de vacinas vai começar antes, de modo a cumprir o objetivo de Portugal “ter 70% da população com pelo menos uma dose administrada até ao início de agosto“, avançou a fonte da Lusa.

O jornal “Público” afirma que a regra para passar a vacinar a faixa etária seguinte foi alterada, avançando-se quando 40% da faixa etária anterior já tiver tomado, pelo menos, a primeira dose da vacina, em vez de 60%. A iniciativa pretende aumentar o ritmo de vacinação no país.

Neste momento, o autoagendamento está disponível no site do Serviço Nacional de Saúde para maiores de 40 anos. Contudo, esta segunda-feira à tarde, as pessoas com 37 ou mais anos também já vão poder autoagendar a toma da vacina. Trata-se de um recuo face ao plano original de abrir o agendamento às pessoas com 35 ou mais anos. No entanto, fonte oficial da task-force afirmou ao JPN que se estima que “durante a presente semana o auto agendamento fique disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 35 anos”.

Em Portugal já foram administradas mais de 7,2 milhões vacinas, sendo que 4,6 milhões de portugueses já tomaram a primeira dose e 2,6 milhões têm a vacinação completa, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Artigo atualizado às 14h42 com informações de uma fonte oficial da task force sobre o autoagendamento de vacinas para pessoas com 35 ou mais anos

Artigo editado por João Malheiro