A Áustria venceu a Ucrânia por 1-0, em jogo da terceira jornada do grupo C do Euro 2020, realizado em Bucareste, na Roménia. Com este resultado, a seleção austríaca avança, pela primeira vez, para a fase a eliminar de um campeonato europeu.

À partida para a derradeira jornada do grupo C, as contas das duas equipas eram simples: uma vitória, para qualquer um dos conjuntos, garantiria bilhete para os oitavos de final do Europeu e, em caso de empate, ambas ficariam a somar 4 pontos, com vantagem ucraniana na diferença de golos.

Apesar de o empate ser, provavelmente, suficiente, os dois selecionadores tiveram uma abordagem ofensiva ao jogo, como demonstram os alinhamentos iniciais das equipas.

Andriy Shevchenko, por um lado, optou por organizar a sua equipa num 4-3-3 convencional, com os extremos Malinovskiy e Yarmolenko a procurar o espaço interior muitas vezes, permitindo a subida dos laterais Mykolenko e Karavaev.

Franco Foda, técnico austríaco, apresentou um 4-2-3-1, com Sabitzer a funcionar como terceiro médio, no auxílo aos dois centrocampistas mais recuados, Schlager e Grillitsch, quando a equipa defendia, e Laimer e Baumgartner nas alas ofensivas, no apoio ao ponta de lança Arnautovic.

Domínio austríaco avassalador no primeiro tempo

Sabendo que só uma vitória garantia o segundo lugar do grupo, a equipa austríaca entrou muito pressionante no jogo, ficando bem patente a vontade dos jogadores em marcar rapidamente.

Em contraste, a Ucrânia entrou adormecida na partida e permitiu muito espaço ao adversário, sem grande intensidade na pressão e com pouca criatividade e critério quando ganhava a bola.

Foi, por isso, com naturalidade, que a seleção austríaca chegou à vantagem, aos 21 minutos. Na sequência de um canto cobrado pelo capitão David Alaba, Christoph Baumgartner esticou a perna e atingiu a bola com o pé direito, batendo Bushchan.

Para somar às ameaças anteriores ao golo, muitas vezes de bola parada, a Áustria ainda criou perigo por intermédio de Sabitzer e Arnautovic, aos 43 e 45 minutos, respetivamente.

Pelo meio, apenas um remate da Ucrânia fica para o registo, numa primeira parte para esquecer dos homens de Shevchenko.

Melhoria ucraniana equilibrou a partida

À procura de marcar, a seleção do leste europeu foi para cima da Áustria, sendo mais agressiva na reação à perda de bola e mais enérgica nas transições ofensivas, sem criar, no entanto, calafrios à defesa adversária.

À exceção de uma boa defesa de Bachmann a cabeceamento inadvertido de Lainer, que ia na direção da própria baliza, e de um remate perigoso de Yaremchuk, a Ucrânia nunca ameaçou verdadeiramente a baliza austríaca e acabou o encontro sem conseguir marcar.

A Áustria, por outro lado, visivelmente mais cautelosa na segunda parte, tentou explorar ataques rápidos e aproveitar o espaço nas costas da defesa amarela, sem grande sucesso.

Ponto final na partida e nas contas do grupo C. Ainda com esperanças de passar aos oitavos, dependendo das pontuações dos restantes terceiros do torneio, a seleção ucraniana acaba na terceira posição, com três pontos, atrás da Áustria, com seis, e dos Países Baixos, com nove. A Macedónia do Norte ficou em último, sem qualquer ponto conquistado.

“Queríamos escrever história”

Na conferência de imprensa depois do encontro, o selecionador austríaco mostrou-se orgulhoso do desempenho da sua equipa ao longo da competição: “Os rapazes tiveram um desempenho fantástico. Estávamos determinados em chegar aos ‘oitavos’, queríamos escrever história. Estou muito orgulhoso da minha equipa“.

Franco Foda abordou ainda o próximo adversário dos austríacos, a seleção italiana: “A Itália não perde há uma eternidade, mas talvez chegue o momento. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para vencer em Londres. Vai ser difícil, mas a equipa está ansiosa e pronta“.

Shevchenko, por outro lado, não ficou agradado com a exibição da sua equipa: “Fizemos um mau jogo. Foi uma partida fisicamente difícil para nós, não estivemos presentes em campo. Lutamos até o fim, mas este não é o nível de jogo que queremos mostrar”.

Quanto à passagem aos oitavos de final, o antigo avançado garante estar preparado caso continuem em prova: “Não tenho ideia do que nos espera, qual vai ser o nosso destino. Se tivermos a mínima hipótese, vamos manter-nos preparados para continuar aqui.”

Na próxima fase do Euro 2020, os oitavos de final, a Áustria marcou duelo com a Itália, no sábado, dia 26, no estádio de Wembley, enquanto a Ucrânia aguarda o término da fase de grupos e, caso seja um dos quatro melhores terceiros classificados, medirá forças com o primeiro lugar do grupo F ou do grupo E.

Artigo editado por João Malheiro