O Pátio do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto acolhe, entre os dias 28 e 30 de junho, um ciclo de cinema ao ar livre organizado em parceria entre a Casa Comum – Cultura U.Porto e o Porto/Post/Doc.

“Tempo, Memória e Resistência” é o nome do projeto que apresenta “novas visões, críticas e poéticas, sobre temas que marcam a vida social e política do século passado.”

Embora o ciclo da Casa Comum, em junho, dure três dias, o programa não acaba aqui, e estender-se-á até novembro, marcando presença no Passos Manuel.

Os filmes que abrem o ciclo são:

• Nostalgia da Luz, de Patricio Guzmán Guzman | 28 de junho | 21h30
  • Honeyland, a Terra do Mel, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov | 29 de junho | 21h30
  • Feliz como Lázaro, de Alice Rohrwacher | 30 de junho | 21h30

O ciclo será retomado em setembro com a restante programação a ser ainda anunciada. No total, serão exibidos dez filmes de cineastas com perspetivas diferentes, mas igualmente empenhados política e socialmente em cruzar valores humanistas.

A Porto/Post/Doc, que anualmente organiza, na cidade do Porto, um festival internacional de cinema documental com o mesmo nome, é uma associação que une pessoas “de várias profissões, qualificações e idades” que partilham a mesma paixão pelo cinema. Levar público às salas e estimular a produção cinematográfica são alguns dos seus objetivos.

Agora, aliaram-se ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto para, em conjunto, dinamizarem esta atividade que promove o cinema documental contemporâneo. A entrada é livre.

Artigo editado por Filipa Silva