Com o apuramento já garantido depois de uma vitória e um empate nos jogos anteriores, a Inglaterra carimbou a passagem aos oitavos de final do Euro 2020 sem sofrer golos, ao vencer a República Checa por 1-0. O encontro da terceira e última jornada do grupo D foi disputado esta terça-feira no estádio de Wembley, em Londres. A seleção checa terminou a fase de grupos no terceiro lugar e garantiu igualmente a passagem à próxima fase da competição.

Na escolha do 11, Jaroslav Šilhavý optou por não mexer na equipa e apresentou-se com o mesmo 4-2-3-1 que havia escolhido para o jogo frente à Croácia. Os médios Masopust, Darida e Jankto apoiaram o homem mais avançado, Patrik Schick, goleador da equipa checa com três golos já apontados neste Europeu.

As surpresas relativamente ao alinhamento inicial recaíram do lado inglês. Ben Chilwell e Mason Mount não puderam prestar serviço por estarem em isolamento profilático após o contacto com Billy Gilmour, jogador da seleção escocesa que testou positivo à Covid-19, e Gareth Southgate aproveitou para mexer na equipa. Phil Foden ficou fora da ficha de jogo para não arriscar acumular amarelos e falhar os oitavos de final e foi substituído por Bukayo Saka na ala direita. Jack Grealish ocupou o lugar de Mason Mount no trio de ataque de suporte a Harry Kane, enquanto Maguire foi novidade na defesa inglesa.

Artur Soares Dias foi o árbitro designado para este embate da última jornada do grupo D, apoiado por João Pinheiro no VAR.

Entrada inglesa a “todo o gás” garantiu vantagem ao intervalo

As duas equipas entraram em campo com a tranquilidade de já terem garantida a passagem à próxima fase.  A República Checa só precisava do empate para terminar a fase de grupos em primeiro lugar, graças a uma melhor diferença de golos, enquanto a Inglaterra precisava da vitória para assegurar o topo.

Foi a primeira vez que as duas seleções se defrontaram numa fase final de um Europeu e coube aos anfitriões o domínio do primeiro tempo. Ainda os jogadores não tinham aquecido, quando Luke Shaw descobriu Sterling entre os defesas checos, desmarcou o colega com um passe alto em profundidade e o jogador do Manchester City tentou um chapéu que só foi travado pelo poste da baliza de Vaclik.

Ao minuto 12, num lance que começou com a arrancada e condução do jovem Saka, a Inglaterra acabou por chegar ao golo. O jogador do Arsenal cruzou a bola do lado direito que saiu muito longa, Grealish cabeceou para Kane que voltou a jogar curto com o colega. O número 7 da seleção inglesa trabalhou na ala esquerda sobre os defesas, cruzou de pé esquerdo e o baixinho Sterling só teve que encostar de cabeça para inaugurar o marcador.

O arranque frenético da equipa dos “três leões” não desanimou os checos que reagiram bem à desvantagem, trocaram bem a bola e demonstraram qualidade técnica com os laterais a ocuparem devidamente os flancos. No entanto, a tentativa de reação checa não culminou em oportunidades de perigo e foram os ingleses que voltaram a criar perigo. Ao minuto 25, um passe do central Stones desde o meio campo até à grande área checa, sem pressão e com as linhas de passe descobertas, encontrou a excelente desmarcação de Harry Kane. O avançado do Tottenham simulou o remate, deixou um adversário para trás e podia ter dilatado a vantagem se não fosse uma grande defesa de Vaclik.

A primeira meia hora do encontro foi inglesa, mas nos últimos minutos, antes da ida para os balneários, a República Checa tentou surpreender.

Primeiro na sequência de um pontapé de canto, uma grande confusão na área de Pickford levou o remate de Soucek a ser prensado pela defesa inglesa. Na segunda oportunidade de perigo flagrante, Darida descobriu Boril com muito espaço no ataque do lado esquerdo, o lateral cruzou e Jankto tentou o remate acrobático mas a bola embateu em Luke Shaw. Na recarga, o remate de Soucek passou muito perto da baliza de Pickford, naquela que foi a jogada ofensiva de maior perigo protagonizada pelos checos.

Segundo tempo sem história

As duas equipas fizeram alterações ao intervalo: do lado checo, Sevcik substituiu Jankto e do lado inglês Henderson entrou para o lugar de Declan Rice.

Ao contrário da primeira parte, o segundo tempo foi marcado por um ritmo mais baixo. A República Checa ligou bem os setores e as linhas de passe desde trás mas faltou sempre a referência final no passe e no remate. Com dificuldades checas em criar oportunidades de perigo, a Inglaterra, já apurada, optou por gerir a partida e jogar com o relógio.

As duas equipas realizaram cinco substituições num jogo que valeu pela primeira meia hora, tendo a Inglaterra consequentemente cristalizado o resultado. Ao minuto 86, Henderson podia ter fixado o resultado em 2-0, mas a equipa de arbitragem liderada por Artur Soares Dias anulou o golo por fora de jogo.

Southgate felicitou equipa pela boa exibição

Na sala de imprensa, o selecionador inglês realçou a estabilidade da equipa com e sem bola e relembrou que se tiveram que adaptar da noite para o dia devido à ausência de Mount e Chilwell. Gareth Southgate deixou ainda uma palavra à equipa checa que considerou “uma boa equipa, difícil de bater”. O elogio da noite do técnico foi deixado a Bukayo Saka, jovem de 19 anos, que considerou ter “uma receção de bola fantástica” e mostrou-se impressionado com o jogador do Arsenal, considerado o Homem do Jogo pela UEFA.

Jaroslav Šilhavý, selecionador da República Checa, disse que a equipa conseguiu o objetivo de passar à próxima fase e realçou a qualificação a um jogo do fim e a luta com a Inglaterra pelo primeiro lugar. O técnico checo considerou que as maiores dificuldades passaram por deter a velocidade de Saka e Sterling e aguentar a pressão precoce.

A Inglaterra fica agora à espera de saber o adversário que vai defrontar (segundo classificado do grupo F, grupo de Portugal), com o qual jogará a 29 de junho, em Londres. Já a República Checa apurou-se para a fase a eliminar como um dos melhores terceiros classificados e fica também à espera de conhecer o próximo opositor.

Artigo editado por João Malheiro