À semelhança do ano passado e tendo em consideração o contexto pandémico, as câmaras municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia já anunciaram uma celebração do São João sem a realização de eventos que impliquem ajuntamentos de pessoas, nomeadamente concertos ou fogo de artifício. Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, em declarações à RTP, afirmou todavia que “haverá com certeza gente pela rua, não está na mão de nenhum presidente de Câmara não fazer São João“.

Para garantir o cumprimento das regras, o Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública (PSP) garantiu, numa nota de imprensa divulgada esta terça-feira (22), que “vai reforçar o policiamento na sua área de responsabilidade, empenhando elementos policiais de diferentes valências, nomeadamente as afetas ao policiamento de proximidade, de forma a garantir as condições especiais e gerais de segurança”.

A PSP acrescentou ainda que a Divisão de Trânsito vai intensificar “a fiscalização rodoviária nos principais acessos às cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia”.

A ação de policiamento da PSP vai contar com a colaboração das polícias municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia. O reforço policial visa “assegurar o cumprimento das regras em vigor, nomeadamente a observância dos horários de funcionamento dos estabelecimentos, a utilização de máscara em espaços públicos, bem como impedir as concentrações ou o consumo de bebidas alcoólicas na via pública”.

Na nota de imprensa, o Comando Metropolitano do Porto da PSP revelou ainda que no âmbito das medidas preventivas “solicitou, aos operadores de transportes públicos (STCP e Metro), que procedessem à redução da oferta de transportes para as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia”.

Seguindo as indicações da PSP, a Metro do Porto informou que, este ano, a operação para o São João “faz-se em modo reduzido, fruto das limitações impostas pela pandemia”. Os horários habituais mantém-se (06h00 à 01h00), mas “não haverá reforço da oferta nem prolongamento da operação”. A empresa afirma que “quer na noite de 23, quer durante todo o dia 24”, a oferta será “idêntica à de um domingo”.

Na sexta-feira (25), o metro retoma a sua operação regular.

O JPN entrou em contacto com a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) para saber se vai haver uma alteração de horários na noite de São João mas, até à data de publicação deste artigo, não obteve resposta.

Artigo editado por Filipa Silva