Chama-se Explore Porto, é uma plataforma digital que permite visitar a cidade em tempo real e foi este mês divulgada pela Câmara Municipal do Porto. A criação desta aplicação web tem como finalidade a transmissão de “informação em tempo real sobre os transportes e principais pontos de interesse” da cidade, como referido no site.

Pode usufruir deste serviço a população nacional e também a estrangeira. Explorar a cidade de uma forma diferente, com o auxílio de um guia digital, é a ideia de base.

Um dos objetivos que levou à criação do Explore Porto foi a tentativa de impulsionar o turismo e levar os visitantes a descobrir novas zonas do Porto, que podem não ser tão conhecidas.

Como aceder e utilizar?

Para aceder ao site explore.porto.pt apenas precisamos de ligação à internet. As informações são disponibilizadas pelos cerca de mil dispositivos de sinalização – ou beacons – que se encontram um pouco por toda a cidade. Além disso, no site é também apresentada a meteorologia do dia.

Para aproveitar a ferramenta através do telemóvel, os utilizadores têm os pontos azuis, em pontos específicos do Porto, a partir dos quais podem, através da leitura do código QR, saber mais informações sobre esse local, seja em matéria de mobilidade seja no capítulo da informação turística.

Funcionalidades

A app dá a possibilidade de planear um itinerário com informação em tempo real sobre os transportes disponíveis, horários de funcionamento de pontos de interesse e as suas eventuais alterações.

A plataforma permite a marcação dos locais favoritos da cidade dos utilizadores e guardar pontos de interesse para visitar mais tarde.

Em permanente atualização, a adição de informação sobre os horários dos Comboios de Portugal e a expansão à rede de transportes da área metropolitana do Porto, são algumas das funcionalidades que estão prometidas para o futuro.

Este projeto, integrado na estratégia de transição digital da cidade, garante o acesso a serviços inovadores, e é já um conceito implementado noutras cidades europeias, nomeadamente Helsínquia, Barcelona, Amesterdão e Antuérpia.

O projeto desenvolvido pela Porto Digital é o resultado de uma parceria com a cidade de Helsínquia, tendo sido financiado pelo município, com o apoio de vários fundos europeus, e cofinanciado pelo Turismo de Portugal, com o apoio da STCP, Metro do Porto e Associação de Turismo do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva