João Pedro Sousa, técnico que esteve ao serviço do Famalicão FC nas últimas duas épocas, sucede a Jesualdo Ferreira no comando técnico do Boavista, confirmou o clube esta segunda-feira (28).

Depois de vários anos como treinador adjunto em clubes como Estoril Praia, Sporting, Olympiacos, Hull City, Watford e Everton, o técnico vai cumprir a sua segunda experiência como treinador principal ao serviço de um clube português no mais alto escalão do futebol nacional.

O treinador de 49 anos assinou por duas épocas com os axadrezados.

Ao serviço do Famalicão, primeiro clube pelo qual foi o treinador principal, João Pedro Sousa conseguiu, na temporada de 2019/2020, um registo surpreendente, tendo levado a equipa ao sexto lugar da tabela classificativa. Esta época, os resultados não foram os mesmos e o português abandonou o clube à 16.ª jornada.

Neste novo desafio, o treinador estará acompanhado pelos adjuntos Manuel Santos, Hugo Vicente, Miguel Matos (treinador de guarda-redes) e Carlos Pacheco (preparador físico). Para além disso, Jorge Couto, Daniel Rosendo e Alfredo Castro permanecem na equipa técnica e estarão às ordens do novo treinador.

Em declarações aos canais de comunicação do clube, João Pedro Sousa admitiu estar preparado para enfrentar “um grande desafio” num “dos maiores clubes em Portugal”.

O novo “comandante” do Boavista não deixou de salientar a exigência da massa associativa que será muito importante para o sucesso da equipa. “Sinto-me honrado por ter a oportunidade de representar um clube com a história do Boavista”, acrescentou.

Em cinco anos, João Pedro Sousa é o nono técnico a assumir o comando da formação boavisteira. Sucede a Jesualdo Ferreira que chegou ao Boavista FC em dezembro de 2020 e tinha contrato válido até 2022. Embora tenha cumprido o objetivo da permanência na Primeira Liga, o trabalho do experiente treinador de 74 anos não terá sido suficiente para garantir o seu lugar no Bessa.

Arranca a preparação da época 2021/2022

Além da apresentação do novo técnico, esta segunda-feira fica marcada pelo regresso ao trabalho no Bessa, com a realização de exames médicos, testes físicos e já algum trabalho no relvado.

Já houve trabalho no relvado, esta segunda-feira. Época arranca no último fim de semana de julho. Foto: Boavista FC

De acordo com o site do clube, às ordens de João Pedro Sousa estiveram 25 jogadores: Bracali, João Gonçalves, Nathan, Porozo, Chidozie, Hamache, Mangas, Javi García, Paulinho, Reisinho, Gustavo Sauer e Tiago Morais. A eles juntaram-se João Barros, Bernardo Silva, Brandon Ndezi, Tomás Couto, Francisco Pereira, Diogo Llorente, Alexandre Moutinho e Tomás Reymão  que no ano transato jogaram pelos sub-23.

Luís Santos, Breno e Pedro Malheiro regressaram ao Bessa depois de terem estado por empréstimo, respetivamente, no Trofense, RD Águeda e LFC Vilaverdense, enquanto Rafael Flores e Joel Silva foram promovidos da equipa sub-19.

Quanto a ausências, Yusupha testou positivo à covid-19 e ficou a cumprir um período de quarentena na Gâmbia, de onde é natural. De Santis junta-se à equipa nos próximos dias. Já Reggie Cannon, Adil Rami, Sebastián Pérez e Alberth Elis estão autorizados pelo clube para se apresentarem mais tarde.

A presentes e ausentes há que juntar as saídas do plantel. Segundo o clube, Leo Jardim, Show, Nuno Santos e Angel Gomes terminaram os contratos de empréstimo e regressam aos respetivos clubes de origem. Já as cláusulas de opção de compra de Cristian, Jesús Gómez, Devenish e Jorge Benguché não foram ativadas, pelo que os jogadores regressam também aos respetivos clubes.

Artigo editado por Filipa Silva