Apresentado no início de fevereiro, e desde então à espera de autorização para entrar em funcionamento, o centro de vacinação “drive-thru” do Porto, localizado no Queimódromo, já tem “luz verde” do Governo, segundo avançou o presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira, esta quarta-feira, à Agência Lusa.

De acordo com o autarca, o secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, que é também quem coordena na região Norte o plano de combate à Covid-19, o Governo e a task-force da vacinação terão decidido usar aquela infraestrutura, onde as pessoas vão poder ser vacinadas no interior das suas viaturas.

Em fevereiro, a estimativa era que naquele centro – que tem sido usado neste período pandémico para a realização de testes PCR também sem sair do automóvel -, se pudessem fazer até duas mil inoculações por dia.

Para entrar em pleno funcionamento, serão ainda precisos alguns dias: “Eu julgo que nós precisamos de mais qualquer coisa como cinco ou seis dias para ter aquilo a funcionar. Há questões logísticas que têm de ser articuladas”, disse o autarca à Lusa, acrescentando que a estrutura vai destinar-se a inocular pessoas que fizeram o autoagendamento da vacina.

A operacionalização do centro ficará a cargo da Administração Regional de Saúde do Norte, em articulação com as entidades parceiras deste projeto -além do município do Porto, os laboratórios Unilabs e os centros hospitalares de São João e Santo António.

Para quem faz autoagendamento da vacinação contra a Covid-19, apenas duas opções aparecem neste momento no Porto: o Centro de Transmissões do Exército, na Circunvalação, e o Centro de Vacinação do Cerco, localizado na zona Oriental, o qual esteve recentemente envolvido em polémica.

Em entrevista dada ao Porto Canal a 24 de junho, e perante imagens de muitas dezenas de pessoas nas imediações do quartel à espera, Rui Moreira considerou que o Regimento de Transmissões do Exército “não tem o mínimo de condições”.

“A verdade é que até agora a task-force não considera a nossa proposta [de abrir o drive-thru no Queimódromo] e aquilo que preferiu foi fechar as nossas escolas – a de António Aroso e a Escola do Sol – e concentrar isto no Quartel de Transmissões. O Quartel de Transmissões, a meu ver, não tem o mínimo de condições, como se pode verificar”, disse na altura.

O autarca esclareceu também que foi feita uma recomendação ao município quanto ao equipamento montado: “Havia a questão do recobro, porque o recobro dentro dos automóveis não é de facto recomendável. Nós preparamos e temos capacidade para ter lá uma tenda para as pessoas poderem esperar 30 minutos.”

Esta quarta-feira, foram registadas quatro mortes e 2362 casos de covid-19 em Portugal. Depois da região de Lisboa e Vale do Tejo e da região do Algarve, os alarmes começam também a soar a Norte, com responsáveis do Centro Hospitalar de São João – o maior da região – a falarem num crescimento “explosivo e muito preocupante” no recurso às urgências daquela unidade de saúde. Restam poucas dúvidas de que o país atravessa uma quarta vaga da pandemia.

Até ao dia de ontem, cerca de 3 milhões de pessoas tinham a vacinação completa contra a Covid-19 em Portugal. Mais de 5,2 milhões tinham a primeira dose.

O pedido de agendamento da vacina está já aberto online para todos os que tenham 33 ou mais anos.