Ao terceiro dia de Portugal Fashion, os desfiles deixaram a Alfândega do Porto e foram levados para dentro do Palácio de Cristal.

À luz do sol da manhã e entre as sombras das árvores, as apresentações off location desta sexta-feira, com as assinaturas de Diogo Miranda e de Miguel Vieira, integraram-se, como uma brisa, na paisagem que lhes serviu de cenário.

Os desfiles das coleções de primavera/verão 2022 dos dois criadores apresentaram traços em comum, mas com a identidade própria de cada estilista.

A fluidez de Diogo Miranda

O desfile de Diogo Miranda foi a meio da manhã no Terreiro da Casa do Roseiral. A coleção, pautada por uma grande leveza, misturou-se bem com o local do desfile.

O designer costuma apostar na apresentação de silhuetas clássicas e mais marcadas, mas na coleção apresentada esta sexta-feira, a fluidez foi dos atributos mais notórios. Entre os diversos vestidos, macacões e também capas, novidade nesta coleção, Diogo Miranda conseguiu juntar um caráter mais casual aos seus coordenados, sem excluir a feminilidade.

Comparativamente à sua última coleção, nota-se a incorporação de cores mais fortes e vibrantes e também de algumas estampas. 

As cores de Miguel Vieira

Da luz para as sombras, o desfile de Miguel Vieira aconteceu entre as árvores dos Jardins do Palácio de Cristal.

O estilista apresentou no Portugal Fashion a coleção primavera/verão 2022 que já havia divulgado na Milan Fashion Week. Marcada por uma paleta de cores vibrante, onde predominam o azul, o roxo, o púrpura e o preto, na coleção evidenciaram-se também as estampas animais.

Destaque ainda para uma grande presença de écharpes e para o facto de os modelos calçarem sandálias e sapatilhas da marca.

Além disso, Miguel Vieira apostou em adicionar novas peças e stylings. Incorporou, por exemplo, peças femininas na coleção, concretamente, vestidos e peças fluídas, em tom preto, com destaque para as costas abertas e as botas de pele que as modelos usavam.

O penúltimo dia do Portugal Fashion estendeu-se depois, já na Alfândega do Porto, com os desfiles de nomes como Susana Bettencourt, Estelita Mendonça, Pé de Chumbo e Luís Onofre.

Para o último dia, sábado (16), ficaram reservadas as apresentações de designers como Katty Xiomara e Alexandra Moura.

Artigo editado por Filipa Silva