Numa noite fria na Invicta, os adeptos do Boavista e do Belenenses SAD assistiram, esta segunda-feira (25), nas bancadas do Estádio do Bessa, a um duelo muito disputado no meio-campo, mas com poucas situações ofensivas. Com cinco baixas no plantel, o Boavista queria redimir-se diante dos seus adeptos da goleada sofrida contra o Rio Ave no jogo anterior, que levou à eliminação dos axadrezados na Taça de Portugal. Do outro lado, os comandados de Filipe Cândido, recém-contratado para o lugar, procuravam a primeira vitória na Liga. Mas o resultado não foi além de um nulo no marcador.

Vale a pena ressaltar que, num momento de agitação interna no Boavista, houve um espectador inédito nas bancadas do Bessa: Gérard Lopez, acionista maioritário e detentor de aproximadamente 50% do capital social da SAD do Boavista.

Ainda que as duas equipas necessitassem dos três pontos, a primeira parte teve poucas situações ofensivas para os dois lados.

Logo aos 3 minutos, a primeira vez que os cânticos da claque do Boavista foram interrompidos foi no remate do internacional sérvio Andrija Luković, que fez balançar a rede pelo lado de fora da baliza. A resposta da equipa da casa chegou ao minuto 30, na melhor jogada da partida. Tudo começou nos pés do médio congolês Gaius Makouta, que serviu o avançado brasileiro Tiago Martins. O remate saiu forte, mas o guarda-redes Luis Felipe fez uma intervenção decisiva.

Pouco tempo depois, à passagem do minuto 36, o avançado Kenji Gorré rematou de fora da área, mas Luis Felipe não teve dificuldade em fazer a defesa. Com muitas disputas de bola vencidas no meio-campo, as panteras foram ligeiramente superiores na primeira parte, criando situações de perigo para o adversário. Os esforços não foram, contudo, suficientes para mudar o placar.

Muito frio, pouco futebol

No regresso do intervalo, o jogo continuou muito disputado, sobretudo no segundo terço do terreno, mas Boavista e Belenenses continuavam pouco criativos ofensivamente. A primeira oportunidade de golo na segunda parte aconteceu aos 54 minutos, depois de um pontapé de canto. O central Javi Garcia rematou de cabeça na direção da baliza, mas Musa chegou atrasado e não conseguiu emendar para o golo dos axadrezados.

Ao minuto 72, o avançado voltou a não chegar a tempo, após um cruzamento de Makouta pela esquerda. Na tentativa de resposta dos visitantes, o remate do Pedro Nuno não causou estragos à baliza do guarda-redes Alireza Beiranvand, aos 85 minutos. Depois, já na compensação, as panteras reclamaram a marcação de uma grande penalidade, mas a verificação do VAR concluiu que não havia razão para sancionar o lance.

Em função do placar nulo no final do jogo, as duas equipas somaram um ponto na tabela classificativa e permanecem na mesma posição à entrada para a décima jornada. As panteras continuam distantes das zonas europeias da Liga – ocupam a oitava posição – e os azuis seguem como a pior equipa da primeira divisão em Portugal.

“O Boavista tem dificuldades”

No final do encontro, João Pedro Sousa, treinador do Boavista, exaltou a soma de mais um ponto na Liga, mesmo perante o último classificado da tabela: “Nos últimos jogos, tenho dito que qualquer adversário é difícil”, afirmou. O técnico lembrou também as cinco baixas da equipa – Tiago Ilori, Marcelo Djaló, Jackson Porozo e Miguel Reisinho, por lesão, e Gustavo Sauer, suspenso – e já a projetar a próxima jornada, contra o FC Porto, o técnico confirmou que “nenhum dos jogadores que esteve fora por lesão vai recuperar” para o jogo, que será disputado no próximo sábado (30), no Estádio do Dragão.

Sobre o jogo, e com a equipa vinda de uma goleada na Taça de Portugal, João Pedro Sousa ficou “contente com a reação que os jogadores tiveram durante a semana e com a reação que tiveram esta noite.” A equipa fez, na sua análise, “um bom jogo”. “Relativamente aos últimos jogos, melhorámos em todos os aspetos, é sinal de crescimento e de trabalho”, rematou.

Questionado na conferência de imprensa sobre uma possível greve dos jogadores devido à situação financeira do clube, o treinador admitiu que “o Boavista tem dificuldades”, que todos no clube têm de assumir, mas preferiu colocar a tónica no trabalho a desenvolver: “Estamos todos no Boavista para trabalhar todos os dias e para ajudar a resolver esses problemas.”

“Não posso negar que ficámos felizes”

Do outro lado, Filipe Cândido, recém-chegado treinador do B-SAD, mostrou-se satisfeito com a atuação dos seus jogadores, sobretudo antes do intervalo: “se tivéssemos melhor definição, podíamos ter feito um golo”, afirmou. Em relação à primeira vitória no campeonato, que ainda não se concretizou, o treinador afirmou: “Vínhamos à procura de discutir os três pontos. Mas quando não se consegue vencer, há que pelo menos não perder.”

As duas equipas voltam aos relvados no próximo fim de semana, para a décima jornada da Liga Portugal bwin. Os axadrezados vão, como se referiu, ao Estádio do Dragão para o dérbi da Invicta, no sábado (30). Já no domingo (31), o Belenenses SAD recebe o Santa Clara no Estádio Nacional.

Artigo editado por Filipa Silva