Depois da tomada de posse do presidente da Câmara Municipal do Porto, a 20 de outubro, e de o novo executivo municipal ter reunido, pela primeira vez, na última segunda-feira, foi agora anunciada a distribuição de pelouros pelos vereadores da equipa liderada por Rui Moreira.

Tendo sido eleitos seis dos sete vereadores anteriormente em funções, a grande dúvida era saber quem iria herdar as complexas pastas detidas por Fernando Paulo, o anterior vereador da Habitação, Coesão Social e Educação, sétimo na lista de Rui Moreira, que não conseguiu ser eleito no passado dia 26.

A solução encontrada passou pela repartição das pastas por três vereadores: a Educação ficou com a terceira da lista, Catarina Araújo, que assim assume dois pelouros, um deles reforçado: “Educação, Desporto e Juventude” e o dos “Recursos Humanos e Serviços Jurídicos”.

A Habitação passa para Pedro Baganha, que soma agora essa pasta ao “Pelouro do Urbanismo e Espaço Público”.

Já a Coesão Social, agora chamada de Ação Social, passa para as mãos de Cristina Pimentel que assim passa a liderar o “Pelouro dos Transportes, Ação Social e Proteção Civil”.

A pasta da Cultura, sob a responsabilidade de Rui Moreira, desde a morte, a meio do primeiro mandato, do vereador Paulo Cunha e Silva, permanece com o presidente da autarquia. O independente assume a “Cultura, Conhecimento e Relações Internacionais” e liberta-se das Finanças que passam a estar na esfera de Ricardo Valente, o vereador que já foi do PSD e que agora comandará, além do “Turismo e Comércio”, um reforçado “Pelouro das Finanças, Economia e Emprego”.

Filipe Araújo, o número dois da lista de Rui Moreira, mantém a vice-presidência da Câmara do Porto, que acumula com o agora chamado “Pelouro do Ambiente e Transição Climática”, estando igualmente na sua tutela a pasta da “Inovação e Transição Digital”.

No lote de reformulações do Executivo municipal, foi também conhecida esta semana a escolha de Rui Moreira para o lugar de chefe de gabinete. A função, que já foi de Azeredo Lopes, Leonor Ribeiro da Silva ou Nuno Santos será agora de Vasco Ribeiro, o atual diretor da Licenciatura e do Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (de que o JPN faz parte).

O Movimento Aqui Há Porto! venceu as eleições autárquicas de 26 de setembro com maioria relativa (40,72% dos votos), assegurando seis dos 13 lugares da vereação. Como vereadores sem pelouro integram agora o elenco municipal: Tiago Barbosa Ribeiro, Rosário Gambôa e Catarina Santos Cunha (PS); Vladimiro Feliz e Alberto Machado (PSD); Ilda Figueiredo (CDU) e Sérgio Aires (BE).