Em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Fernando Pimenta falhou o pódio. Anos antes, em 2013, o canoísta afastou-se da seleção nacional e perdeu, assim, boa parte do sustento. Por sua vez, Patrícia Mamona ficou a um centímetro da final nos Jogos de Londres, em 2012. Percalços que hoje são passado, mas que na altura desafiaram a saúde mental destes atletas, como confessaram na Web Summit, esta terça-feira, numa sessão dedicada ao tema. 

Em declarações ao JPN, à margem da sessão, Pimenta classificou os episódios que referiu na conferência como “momentos difíceis” e admitiu ter sentido falta de apoio “na maioria dos casos” em que precisou. “Na alta competição, todos os pormenores contam”, comentou ainda o atleta, sublinhando que “o mais importante é saber gerir as emoções”.

À esquerda, Fernando Pimenta. | Foto: Inês Araújo e Silva

 

Sobre a final que ficou à distância de um centímetro, Patrícia Mamona conseguiu também extrair um resultado positivo. Em Londres, a atleta de triplo salto confessa ter-se sentido assoberbada pela enorme quantidade de espectadores presentes no estádio, mas a lição foi aprendida. “A partir daí, em vez de deixar que a pressão me faça mal, eu uso-a em meu favor”, declarou. 

E resultou. Duas olimpíadas depois, a triplista do Sporting ganhou a medalha de prata nos Jogos que Tóquio acolheu este ano. A carreira de alto nível que tem vindo a construir garante à atleta um papel de referência na modalidade e no desporto nacional. Papel este que a portuguesa assume: “Eu sinto que o que nós fazemos é bom para a cultura, bom para o desporto”

Quando questionada acerca da importância de existirem atletas portugueses de renome noutros desportos para além do futebol, Patrícia considera representar “uma maneira diferente de viver”. “Nós não temos todos de fazer o mesmo”, assegurou. 

Patrícia Mamona. | Foto: Inês Araújo e Silva

Ainda que as modalidades variem, há pilares que são comuns para todos os atletas de alta competição. Um deles, é a ambição. “Eu nunca trabalhei, e nunca acordei, com a motivação de ser segundo ou terceiro. Sempre trabalhei para vencer”, proclamou Fernando Pimenta. Para o canoísta de Ponte de Lima, a receita para o sucesso tem três ingredientes: o sonho, a vontade de ganhar e o trabalho. 

Para além de Patrícia Mamona e Fernando Pimenta, estava anunciada para esta sessão também a participação do judoca Jorge Fonseca, outro dos medalhados em Tóquio este ano. Contudo, o bicampeão mundial cancelou a presença por motivos desconhecidos pela organização do evento.

Artigo editado por Filipa Silva