À 11.ª jornada da Liga Portuguesa de futebol, o Boavista sofreu a primeira derrota caseira da temporada 2021/2022 frente ao Famalicão e prossegue a série de jogos sem vencer para o campeonato que se prolonga desde o verão. Nono à entrada para esta jornada, o clube do Bessa continua na mesma posição, mas corre agora sérios riscos de se afundar na tabela.

O domínio dos azuis foi claro desde o início da partida, disputada esta sexta-feira à noite, tendo chegado ao golo no minuto 3 por intermédio de Pedro Brazão. Os visitantes estiveram na liderança do marcador até ao final do encontro. Já a equipa comandada por João Pedro Sousa acabou o jogo com nove jogadores em campo, devido às expulsões de Reggie Cannon (57′) e Rodrigo Abascal (90’+4′)), tendo o técnico ainda que substituir Tiago Ilori, aos 44 minutos, por lesão.

O Boavista vinha de uma derrota pesada no dérbi da Invicta com o FC Porto e a última vitória na Liga tinha sido no final de agosto contra o Santa Clara, chegando aos sete jogos sem vencer à entrada para este jogo. Já o Famalicão tinha tido um arranque desapontante na Liga, mas estava a melhorar a sua prestação com uma vitória frente ao Santa Clara, nos Açores, e um empate em casa com o Vizela, nos jogos que antecederam a partida do Bessa.

Em relação à última partida do Boavista, João Pedro Sousa promoveu uma alteração de sistema tático, mudando o sistema de três centrais por dois apenas, optando por um sistema de 4-2-3-1 e retirando Javi Garcia, Nathan e Reymão para dar lugar a Ilori, Sebastian Perez e Tiago Morais.

Ivo Vieira apenas alterou dois jogadores em relação à partida com o Vizela, tirando Dylan Batubinsika e Ivo Rodrigues e dando a titularidade a Alex e Ivan Jaime, mantendo o 4-2-3-1.

Erros condenam Boavista

Ainda havia pessoas a encontrar o lugar no estádio quando o Famalicão abriu o ativo por intermédio de Pedro Brazão, que se estreou a marcar na Liga Portugal Bwin. O golo surge no primeiro de vários erros da equipa da casa ao logo do jogo. Um passe errado de Tiago Morais para um oponente à entrada da área resulta num remate de Simon Banza à baliza de Alireza, que conseguiu defender, mas foi incapaz de parar a resposta de Brazão.

Sem conseguir reagir ao golo madrugador de Brazão, o Boavista sofreu o segundo golo por aquele que seria um dos protagonistas da noite, Simon Banza. Após mais um erro da equipa da casa, Pedro Brazão assiste o francês para o 0-2.

Ao minuto 19, o capitão axadrezado, Gustavo Sauer, remata com força de fora de área para uma defesa de Luiz Junior. Era a primeira vez que o Boavista criava perigo junto da baliza visitante.

Aquele que seria o terceiro golo do Famalicão no jogo e o primeiro de Heriberto Tavares na liga foi anulado por fora de jogo.

Reação e contrarreação

No final da primeira parte, surgia o golo da reação boavisteira graças a Peter Musa. O croata aproveitou um ressalto após trabalho de Nathan, que tinha entrado para substituir o lesionado Ilori.

Antevia-se uma exibição diferente dos boavisteiros na segunda parte, que pudesse resgatar pelo menos um ponto da partida, mas logo a seguir surgiu o 1-3. O capitão Alexandre Penetra respondeu a um livre batido por Pêpê num dos últimos lances da primeira parte. Enorme dissabor antes do intervalo.

A segunda parte começou com duas caras novas no elenco boavisteiro. Yusupha e Vukotic entraram para os lugares de Tiago Morais e Makouta. No entanto, estas mudanças não foram suficientes para impedir o descalabro que se desenrolou nos primeiros 15 minutos da segunda parte.

Novo golo do Famalicão no minuto 48 e novamente por Simon Banza. Após novo lance de bola parada, Alex assiste o francês para o sétimo golo no campeonato. Fica para já na liderança dos melhores marcadores, juntamente com Luis Díaz e Mehdi Taremi, atletas do Futebol Clube do Porto.

Ao minuto 51, Gustavo Sauer viria a tentar a sua sorte de fora da área, e conquistou mais um canto para a equipa da casa. Ao minuto 57, Gorré rematava com perigo após um excelente trabalho individual na área famalicense.

No minuto 58 surgiu uma nova contrariedade para o Boavista. Reggie Cannon foi expulso depois de ter feito falta sobre Ivan Jaime, que seguia isolado para a baliza boavisteira.

Pouco depois do minuto 70, o recém-entrado Ivo Rodrigues – entrou para o lugar de Ivan Jaime -, fez uma ótima jogada individual e serviu Pêpê que coroou uma bela exibição com um golo. Quinto golo do Famalicão no Bessa, como exaltaram os adeptos visitantes após o lance.

Mesmo com dez jogadores, o Boavista conseguiu reagir através de Yusupha, após assistência de Hamache, tendo ainda que esperar pela revisão no VAR. 2-5 no Bessa.

Ao minuto 82, confirmava-se mais uma vez que o Sauer foi um dos mais inconformados com o resultado, voltando a rematar de fora de área, mas sem sucesso.

Até ao final do jogo, registou-se apenas mais uma expulsão da equipa da casa. Rodrigo Abascal viu o segundo amarelo e consequente vermelho já depois dos 90 minutos, durante o período de compensação. A expulsão complica as escolhas de João Pedro Sousa para o próximo jogo em Arouca.

Final da partida no Bessa. O Famalicão dominou o jogo e aproveitou os erros do Boavista, resultando numa vitória categórica da equipa de Ivo Vieira.

Com este desaire, os boavisteiros continuam a sua série negativa de resultados e seguem no nono lugar da classificação com 11 pontos, podendo ser ultrapassados, nesta jornada, por Paços de Ferreira, Vizela e Tondela.

Já o Famalicão, soma sete pontos dos últimos nove possíveis e chega à 12ª posição com dez pontos, podendo ser ultrapassado por Vizela, Tondela, Moreirense e B SAD.

“Temos de resolver estes problemas”

No final da partida, João Pedro Sousa revelou a sua preocupação com o momento vivido no Boavista. Momento esse que, frisou, verifica-se desde o início da época: “É difícil explicar em 10 minutos o que se passa há quatro meses. Os problemas refletem-se dentro do campo. E nós nunca escondemos que os tínhamos. Quando ganhámos, eu disse que tínhamos problemas. Empatámos, eu disse que tínhamos problemas. Perdemos, temos muitos problemas. Temos de resolver estes problemas, de uma ponta a outra do clube”, afirmou aos jornalistas na conferência de imprensa.

Visivelmente abatido, o técnico considerou que “só há um caminho”: “percebermos que temos de resolver os nossos problemas, prepararmo-nos melhor, cada um na sua tarefa, para começarmos a ser competitivos e a ganhar jogos.”

Questionado sobre os problemas em causa, João Pedro Sousa elencou “vários”: “No primeiro jogo do campeonato, tínhamos 14 jogadores inscritos; [tivemos] problemas de ordem técnica, em que sistematicamente temos lesões, porque fomos contratar jogadores já no fecho do mercado, jogadores que nos últimos dois anos tinham seis ou sete jogos disputados no total e o treinador colocou-os a jogar e não devia”, referiu, assumindo essa responsabilidade, mas sublinhando assim também a falta de opções.

Em relação à derrota, João Pedro Sousa identifica o momento que ajudou a ditar o destino boavisteiro neste jogo: “Num lance com alguma sorte, conseguimos o 1-2 e, ali junto ao intervalo, podíamos atacar a segunda parte de outra forma. Mas sofremos o terceiro golo num lance de bola parada e foi o golpe final.”

Ivo Vieira afirma que os erros registados pelo Boavista ao longo do jogo são muito mais do que simples situações casuais: “O Boavista cometeu erros provocados pelo Famalicão. Consentimos o golo com alguma felicidade do Boavista, mas carregámos de novo. Tivemos mais oportunidades do que os golos que fizemos.”

O treinador famalicense realçou ainda o papel dos adeptos nesta vitória no Bessa: “Os adeptos têm estado sempre connosco, mesmo nos momentos menos bons da equipa. Sabíamos que as coisas iam mudar e que vão acontecer de forma natural. Os nossos adeptos têm lutado por nós e esta é uma vitória inteiramente justa.”

Após a paragem para as seleções, o Boavista vai a casa do Arouca para um jogo da 12.ª jornada do campeonato português (27/11). O Famalicão vai a casa do Alverca em jogo a contar para Taça de Portugal (20/11).

Artigo editado por Filipa Silva