O FC Porto recebeu, esta terça-feira, no Estádio do Dragão, o Atlético de Madrid, para um encontro decisivo, que acabou com o campeão espanhol a destronar a equipa portuguesa do segundo lugar do grupo B. Perante mais de 38 mil espectadores, o Atleti venceu por 1-3 e garantiu a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, relegando os dragões para a Liga Europa. O resultado foi construído já na segunda parte, que ficou também marcada por duas expulsões: uma para cada equipa.

Num encontro determinante para as contas do grupo, FC Porto e Atlético de Madrid entraram em campo com grande vontade de ficar com os três pontos. Com o Liverpool já apurado, a equipa portista precisava de um mau resultado do AC Milan frente aos ingleses e de empatar ou vencer os colchoneros. Em caso de vitória da equipa italiana, os dragões estariam obrigados a vencer.

A aguardar por um deslize da formação transalpina estavam, também, os comandados de Diego Simeone que precisavam obrigatoriamente de ganhar.

Em dia de duelo ibérico, fica também o destaque para o elevado número de adeptos que se dirigiram às imediações do Estádio do Dragão para realizarem os testes de rastreio à COVID-19, cumprindo o dever de apresentar teste com resultado negativo na entrada do recinto.

Duelo contundente

Poucos minutos passavam desde o apito inicial e já se fazia prever um jogo fisicamente bem disputado. Ambas as equipas traziam a vontade de se imporem perante o adversário e o desejo claro de arrecadar a passagem aos oitavos. 

O Porto mostrava-se presente, com uma bela parceria entre Vitinha e o suspeito do costume, Luis Díaz. Mas foi o Atleti, já sem Luís Suárez que saiu lesionado, a criar a primeira situação de perigo. Aos 21 minutos, Carrasco desequilibrou pelo flanco esquerdo, deixou para trás João Mário e centrou, mas nem Griezmann nem Matheus Cunha conseguiram concluir com sucesso a jogada. Na ressaca, Marcos Llorente rematou para defesa de Diogo Costa, que fez os portistas suspirarem de alívio.

Dez minutos depois foi Evanilson que, após um belo cruzamento de Otávio, quase fez explodir o Dragão. Valeram, aos colchoneros, os reflexos de Oblak, que fez uma enorme defesa.

Apesar da falta de algum brilhantismo e de um placar a zeros, os dragões mostraram-se superiores aos rojiblancos até ao final da primeira parte, dificultando muito as transições ofensivas da formação de Madrid, muito graças à consistência que se fazia ver no meio-campo azul e branco.

Atlético gelou Dragão ambicioso

A formação de Sérgio Conceição voltou a entrar forte e logo no começo da segunda metade, Taremi, em zona frontal e com espaço, falhou totalmente o alvo e atirou por cima. O iraniano voltava a estar em destaque à passagem do minuto 51 quando, a passe de Luis Díaz, ficou isolado, mas viu o seu remate travado por uma grande defesa de Oblak. 

Parecia estar predestinada a ineficácia da equipa portuguesa que, poucos minutos depois, acabaria por sofrer o primeiro golo. Na sequência de um canto, Antoine Griezmann aproveitou um desvio no coração da área e encostou para o fundo da baliza desguarnecida dos dragões. 

O clima começava a esquentar dentro e fora das quatro linhas e à passagem do minuto 67, Yannick Carrasco viu o cartão vermelho após atrito com Otávio. Os azuis e brancos não souberam recuperar a lucidez e no seguimento da expulsão colchonera, o recém-entrado Wendell também acabou expulso, por alegada conduta violenta.

O Atlético acabou por baixar o seu bloco e convidou um já desconcertado FC Porto a subir. E a equipa de Sérgio Conceição acabou por sucumbir aos rápidos contra-ataques dos colchoneros, os quais acabaram por resultar nos dois últimos golos da equipa espanhola.

O primeiro em cima do minuto 90, pelos pés de Correa, que fez o 0-2 isolado. E o segundo com assinatura de Rodrigo de Paul que, na ressaca do remate de Griezmann, empurrou a bola para o fundo das redes e gelou todo o Dragão.

O tento de honra dos portistas foi marcado por Sérgio Oliveira, já no último minuto, através da conversão de uma grande penalidade.

Resultado final: 1-3 favorável ao Atlético de Madrid que, com sete pontos, agarrou o segundo lugar do grupo B e assegurou a última vaga disponível para passar aos oitavos de final, juntamente com o Liverpool que foi a Milão garantir o pleno de vitórias na fase de grupos. Já o FC Porto, uma das equipas europeias mais assíduas na fase a eliminar da Champions, fechou o grupo com cinco pontos e vai ter de se contentar com a passagem para a Liga Europa.

Conceição qualifica o jogo como “ingrato”

No final do encontro, Sérgio Conceição considerou que a equipa merecia mais, mas não deixou de apontar o dedo à “falta de eficácia”. “Criámos muitas ocasiões, os jogadores interpretaram muito bem a estratégia, mas faltaram-nos os golos”, completou. “Foi um jogo ingrato para nós”, concluiu.

O técnico disse ainda que a equipa “deitou tudo a perder com a expulsão” e concluiu que, atitudes como a de Wendell não podem acontecer, “muito menos num jogo que decide a passagem aos oitavos de final”. 

Questionado sobre a insistência portista no jogo, que acabou por abrir espaço para mais dois golos do adversário, Conceição refere que só não tranquilizou a equipa pois, da maneira como a mesma se estava a apresentar, acreditou que ainda fosse possível chegar ao golo.

“Vamos recordar este jogo como um grande jogo!”

Diego Simeone, treinador da formação colchonera, afirmou na conferência de imprensa que irá recordar este encontro como “um grande jogo”. Sem medo de responder ao grau de exigência do clube, El Cholo referiu que é normal que as pessoas exijam sempre mais: “É normal que as pessoas exijam mais de nós, porque somos o Atlético de Madrid”.

O técnico argentino exaltou a qualidade e exibição do guardião Oblak, e ficou bastante orgulhoso da exibição da sua equipa. “Estes somos nós! Competir, dar tudo, não importa se perdemos ou ganhamos”, concluiu.

De Paul, autor do terceiro golo, também esteve presente na conferência e sem esconder a alegria disse: “Jogamos com o líder do campeonato português, sofremos muito, passamos e estamos muito felizes”.

FC Porto e Atlético de Madrid voltam às competições internas já no próximo domingo (12). Os dragões recebem o SC Braga e os rojiblancos visitam o rival Real Madrid, para o emocionante dérbi madrileno. Para as competições europeias, a formação portuguesa aguarda pelo sorteio do play-off da Liga Europa, já os espanhóis esperam para saber quem é o adversário dos oitavos de final da Liga Milionária.

Artigo editado por Filipa Silva