Correu-se em Lisboa e em Braga, mas em Aveiro, Setúbal e, agora, também no Porto a tradicional corrida de São Silvestre só vai acontecer no próximo ano. A organização da prova, a cargo da RunPorto, considera que não estão “reunidas as condições” para os corredores saírem para a estrada “face ao atual contexto pandémico e às novas medidas de contenção” anunciadas pelo Governo. Assim, em vez de se realizar, como previsto, no dia 26 de dezembro, a São Silvestre do Porto passa a estar agendada para 13 de março de 2022.

No comunicado enviado às redações, a organização destaca “a obrigatoriedade de testagem a todos os participantes”, imposta pelas novas medidas de contenção, como um dos fatores-chave para o adiamento daquela “que é considerada a maior corrida de São Silvestre do país”.

“É uma decisão triste e difícil, porque é tomada a tão poucos dias da corrida e quando já tínhamos tudo absolutamente preparado para a realizar. Porém, não podemos ignorar a evolução da pandemia nestes últimos dias, como também não podemos ignorar que as novas medidas decretadas pelo Governo, como a obrigatoriedade de testagem, teriam consequências diretas ao nível dos próprios participantes, a quem já não bastaria a apresentação de um certificado digital Covid-19 válido para poderem participar na prova. O facto de a corrida estar marcada para o dia imediatamente a seguir ao Natal também não ajudaria neste planeamento”, explica Jorge Teixeira, diretor-geral da Runporto.

O responsável refere ainda que pesou na ponderação da empresa os sinais dados pelos participantes que já esta quarta-feira começaram a levantar os seus kits de participação: “Logo aí sentimos muita apreensão e dúvidas, com muitos concorrentes a dizerem-nos que dificilmente estariam à partida caso se confirmasse a obrigatoriedade de um teste negativo, como posteriormente se verificou”, revelou Jorge Teixeira.

A organização da 27.ª São Silvestre do Porto informa ainda que “as inscrições já efetuadas permanecem válidas para esta nova data” e que serão divulgadas “brevemente” novas datas para o levantamento de dorsais e kits para quem ainda não o fez.