A música faz parte da vida de Inácio e Tomé, dois jovens de etnia cigana que residem em Famalicão. Inácio, com álbuns editados, conta-nos como começou a cantar. Ele e Tomé refletem sobre o que expressa a música cigana e o que ela significa para a comunidade.

Esta reportagem foi produzida no âmbito do “REC-Repórteres em Construção“, um projeto editorial de que o JPN é parceiro e que junta estudantes, professores e jornalistas de todo o país. O programa completo – este mês dedicado à Música – foi emitido a 5 de dezembro na Rádio Renascença, parceira do projeto, e pode ser ouvido aqui.

Neste programa participaram Inês Lamego, da Escola Superior de Educação de Viseu; Mariana Vilas Boas e Inês Delgado, da Universidade do Porto; Ana Silva, Inês Ribeiro e Flávio Costa, do Instituto Politécnico de Leiria; Ana Costa, Júlia Pires e Marta Mendes, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Nadine Soares e Mariana Almeida, do Instituto Politécnico de Portalegre; e Bruna Sousa, Francisca Graça e Isabel Marques, da Universidade do Minho. A edição é de Miguel Soares, jornalista da Antena 1. A edição e pós-produção é de Miguel van der Kellen, da Universidade Autónoma de Lisboa. A coordenação é de Isabel Reis, da Universidade do Porto.