Leia ou releia a série de grandes entrevistas que o JPN fez a oito cabeças de lista pelo Porto às Legislativas 2022. Temas-âncora dos programas, propostas que visam o distrito e o Ensino Superior foram alguns dos tópicos em destaque.

O JPN publicou, ao longo da semana, uma série de grandes entrevistas com os cabeças de lista pelo Porto de oito dos nove partidos com assento parlamentar. Fotos: Ana Torres/JPN

A horas das eleições Legislativas 2022, que se realizam este domingo, 30 de janeiro, muitas questões mantêm-se no ar. Entre desejos de maiorias, aberturas para diálogo, portas fechadas e sondagens a rodos que deixam tudo em aberto, o cenário é incerto e só os resultados finais vão ditar o futuro político próximo de Portugal.

Para saber mais sobre o programa com que se candidatam os partidos que tiveram assento parlamentar nesta legislatura, o JPN publicou, ao longo da semana, uma série de grandes entrevistas com os cabeças de lista pelo Porto de oito dos nove partidos. O PSD não respondeu ao convite do JPN.

Em conversas que decorreram em vários pontos da zona mais litoral do distrito, entre Vila Nova de Gaia, Matosinhos e o Centro Histórico do Porto, os candidatos do Bloco de Esquerda, CDS-PP, CDU, Chega, Iniciativa Liberal, Livre, PAN e Partido Socialista (PS) falaram sobre alguns dos temas-âncora dos programas que apresentam a estas eleições e que vão marcar a próxima legislatura.

Em destaque, também, as propostas que cada partido considera que poderão ter mais impacto no distrito, assim como questões relativas ao Ensino Superior. Propinas, alojamento, modelo de acesso, bolsas e a saúde mental dos estudantes foram alguns dos tópicos abordados.

Clique no nome do candidato ou candidata para aceder a cada entrevista na íntegra.

Alexandre Quintanilha (PS): “Foi um erro da parte do BE e da CDU não aprovarem o orçamento”

Alexandre Quintanilha, cabeça de lista no Porto pelo PS Foto: Ana Torres/JPN

O professor catedrático jubilado do ICBAS é, pela terceira vez, o candidato do Partido Socialista pelo círculo do Porto. Alexandre Quintanilha faz a defesa do Governo e elogia a geringonça, mas considera “grave” o chumbo que abriu caminho às eleições de domingo. Terceira de uma série de entrevistas com os cabeças de lista do Porto às Legislativas.

José Soeiro (BE): “O PS fica com a vida facilitada quando não há acordo escrito”

José Soeiro, n.º 2 no Porto pelo BE Foto: Ana Torres/JPN

O coordenador do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, em matérias de Trabalho e Segurança Social, é mais uma vez candidato pelo Porto nas próximas Legislativas. Em entrevista ao JPN, o sociólogo defende que a atual legislatura esteve sempre “sob ameaça” e que “não há razão para não haver acordo” à esquerda.

Diana Ferreira (CDU/PCP-PEV): “O PS tem que definir de que lado é que está”

Diana Ferreira, cabeça de lista no Porto pela CDU. Foto: Ana Torres/JPN

A deputada volta a liderar a lista da CDU pelo círculo do Porto. Em entrevista ao JPN, Diana Ferreira reafirma que PCP e PEV estão “disponíveis” para negociar e que era possível o Governo ter ido mais longe no aumento do salário mínimo. Uma de várias “opções políticas” criticadas pelos comunistas.

Filipa Correia Pinto (CDS): “Não somos um partido aventureiro, nem experimentalista”

Filipa Correia Pinto, cabeça de lista no Porto pelo CDS-PP Foto: Ana Torres/JPN

Advogada, membro do Conselho Nacional do CDS, Filipa Correia Pinto é a cabeça de lista do partido pelo círculo do Porto. Em entrevista ao JPN, a centrista fala sobre a sua estreia como candidata, traça objetivos e reforça a mensagem que o CDS tenta passar, a de que o partido é o único “parceiro confiável e responsável” para o PSD.

Bebiana Cunha (PAN): “O PAN é um partido que incomoda os interesses instalados”

Bebiana Cunha, cabeça de lista no Porto pelo PAN Foto: Ana Torres/JPN

A líder parlamentar do PAN, cabeça de lista pelo Porto, sai em defesa do partido e considera que há uma “estratégia organizada” para atacar a visão do PAN. A agricultura, a saúde, os direitos dos animais e a alimentação dominaram a conversa, motivada pelas Legislativas do dia 30.

Rui Afonso (Chega): “Não podemos viabilizar um orçamento que não reflita as crenças do Chega”

O cabeça de lista do Chega pelo Porto defende, nesta entrevista ao JPN, algumas das “bandeiras” do partido. Sobre o pós-30 de janeiro, Rui Afonso avisa que o Chega não tem que “agradar ao PSD”. “Temos de ser fiéis e leais ao nosso eleitorado”, afirmou.

Carlos Guimarães Pinto (IL): “O PSD precisa de uma ala liberal ao lado para ser diferente o suficiente do PS”

Carlos Guimarães Pinto, cabeça de lista no Porto pela IL Foto: Ana Torres/JPN

O economista voltou à política partidária para ser, pela segunda vez, o candidato da Iniciativa Liberal à Assembleia da República pelo círculo do Porto. Em entrevista ao JPN, o candidato que assume a promoção do liberalismo como uma “missão de vida” coloca a redução dos impostos no topo das prioridades da IL.

Jorge Pinto (Livre): “Sermos de uma esquerda mais libertária mostra que somos um partido diferente”

Jorge Pinto, cabeça de lista no Porto pelo LIVRE

Confiante na formação de uma maioria de esquerda no Parlamento, o cabeça de lista do Livre pelo Porto defende que é preciso que essa maioria seja “plural e multipartidária” e não de natureza “bilateral”, como aconteceu com a geringonça.