Apesar de já terem sido esgotado os 200 mil testes adquiridos pela Câmara Municipal do Porto (CMP), usados entre dezembro e janeiro, a autarquia vai manter abertos os 18 centros de testagem à Covid-19 espalhados pela cidade. Os utentes podem deslocar-se aos centros para realizar os quatro testes comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A medida foi votada esta segunda-feira (31) em reunião pública do executivo, que decidiu dar continuidade à isenção do pagamento de taxas pela concessão dos espaços de domínio público para a instalação de centros de testagem. O valor em causa ultrapassa os 6.700 euros. A CMP, que previa manter os centros abertos até ao final de janeiro, refere que o funcionamento será alargado “enquanto a procura se justificar”.
A população continua a ter disponíveis disponíveis 17 postos fixos e uma unidade móvel de testagem à Covid-19, em parceria com três laboratórios: Germano de Sousa, POC Medical Care e Unilabs.
O limite no número de testes a realizar por pessoa passa a ser o número de testes rápidos de antigénio comparticipados pelo SNS: quatro por pessoa em cada mês, uma medida também estendida pelo Governo pelo menos até ao final de fevereiro. Continua a não ser obrigatória a marcação prévia em qualquer um dos centros – embora seja possível, no caso da POC, fazer o agendamento através de uma plataforma digital. O documento de identificação é de apresentação obrigatória.
A CMP tinha investido, entre dezembro e janeiro, cerca de 2 milhões de euros na aquisição de 200 mil testes, ao todo, protocolados com os referidos laboratórios. Os testes, que eram gratuitos, esgotaram até ao final do mês passado.
No mapa abaixo, encontra a localização e horário de funcionamento de todos os centros (clique sobre as cruzes vermelhas). Os horários podem sofrer alterações ao longo do mês consoante o nível de procura pelos cidadãos.
Cada laboratório tem seis postos montados:
Laboratórios Germano de Sousa
- Trindade – Laboratório da Trindade (Edifício Domus);
- Praça D. João I;
- Praça de Gomes Teixeira;
- Estação de Metro do Campo 24 de Agosto;
- Praça de Francisco Sá Carneiro (Velásquez);
- Parque da Cidade (Estacionamento).
POC Medical Care
- Ribeira – Rua do Infante D. Henrique, 85;
- Clérigos – Rua das Carmelitas, 162;
- Flores – Rua das Flores, 332;
- Praça do Marquês de Pombal;
- Praça Dom Afonso V (Cristo Rei);
- Unidade de Testagem Móvel.
Unilabs
- Praça de Gomes Teixeira;
- Praça dos Poveiros;
- Praça Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista voltada para Av. de França);
- Palácio de Cristal;
- Praça D. João I;
- Estação Campanhã
Artigo editado por Filipa Silva