Quatro anos depois da última final num torneio ATP, disputada em 2018 em Lisboa, no Estoril Open, onde se sagrou campeão, João Sousa conquistou o quarto troféu da carreira. Na sua 11.ª final de uma competição do ATP World Tour, o tenista de 32 anos adicionou a vitória aos triunfos em Kuala Lumpur em 2013, Valência em 2015 e Estoril Open em 2018.

Depois de um primeiro set marcado pelo equilíbrio, no qual o português apenas conseguiu vencer após um tie-break, o segundo set parecia controlado por João Sousa, tendo chegado a liderar por 4-1. No entanto, o finlandês reagiu à desvantagem: venceu cinco jogos seguidos e levou o segundo set de vencido por 6-4. O tenista português começou a terceira partida determinado em mudar a história do encontro e rapidamente chegou ao 3-0. Com o resultado em 5-1, João Sousa dispôs de três match points e fechou o encontro no terceiro.

No caminho até às meias- finais, João Sousa venceu o wild card indiano Arjun Kadhe (6-7, 7-6 e 6-2), o italiano Gianluca Mager, 67.º do ranking mundial (4-6, 6-3 e 7-6) e o alemão Daniel Altmaier, 85.º da hierarquia mundial (6-2 e 6-3).

No jogo de acesso à final, o português superou o sueco Elias Ymer, 163.º do ranking, em três sets (5-7, 7-6 e 7-5). “Isto significa muito para mim. Tive momentos muito difíceis na minha carreira. Os dois últimos anos foram muito difíceis, passou-me muita coisa pela cabeça durante estes dois anos. Isto significa muito para mim, é muito especial. Muito obrigado”, disse o tenista à imprensa após a vitória frente ao sueco e a consequente passagem à final.

Vitória na Índia renasce João Sousa

Em maio de 2016, João Sousa atingiu a melhor posição no ranking alguma vez alcançada por um português – a 28.ª. No entanto, depois de uma fratura de esforço no pé esquerdo, contraída em meados de 2019, e de uma tendinite no braço direito, diagnosticada no ano seguinte, o tenista português saiu do top 50 da hierarquia mundial em setembro de 2019 e, em março de 2021, deixou de pertencer ao top-100 do ranking ATP.

Após dois anos particularmente difíceis para João Sousa, o tenista português não escondeu o sorriso no momento da vitória, quatro anos depois do último título conquistado.

Em entrevista ao jornal “O Jogo”, o presidente da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), Vasco Costa, considera que João Sousa “vai regressar ao top 100 do ranking mundial e isto dá-lhe confiança para, mais uma vez, voltar ao ‘top 50’”, que considera ser o lugar “onde deve estar”.

O presidente da FPT acredita que esta vitória será motivacional para a seleção portuguesa, que irá receber, em março, a Polónia no ‘play-off’ do Grupo Mundial 1 da Taça Davis. “Obviamente que ter um jogador como o João é sempre importante, mas ter um João confiante mais importante é. É uma grande vantagem e dá maior motivação para o desafio que temos com a Polónia, que não é fácil. Todos os jogadores que representam a seleção têm um carinho muito especial pelo João e, vendo que ele está a recuperar, vão ter um incentivo extra para garantir a vitória que desejamos”, sublinhou Vasco Costa.

O tenista vimaranense iniciou a última semana no 137.º lugar do ranking mundial mas, com a vitória em Pune, subiu 51 posições. João Sousa encontra-se agora na 86.ª posição, que lhe irá garantir entrada direta no quadro principal dos próximos torneios.

Artigo editado por Filipa Silva.