O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) abriu o processo de candidaturas para o Programa de Estágios Curriculares do Ministério dos Negócios Estrangeiros (PECMNE). O programa, que se encontra na sua 19.ª edição, destina-se aos estudantes do ensino superior “que pretendam ter uma experiência no MNE”. A fase agora iniciada tem candidaturas abertas até 18 de fevereiro.

Os estágios curriculares podem ter a duração entre três a seis meses. Existem vagas disponíveis nos serviços internos do MNE, bem como nos externos, que incluem as representações portuguesas nas diversas instâncias internacionais, as embaixadas e os consulados. As listas estão disponíveis no site do PECMNE.

Ao todo, são 35 as vagas disponíveis para os serviços internos, enquanto que o número de vagas para os serviços externos ronda o 220. Metade do número total de vagas (cerca de 130) destina-se a estudantes de mestrado, enquanto que a outra metade se destina aos estudantes de licenciatura. Existem ainda algumas vagas que podem ser ocupadas por estudantes de ambos os graus do ensino superior.

No geral, as áreas de estudo preferenciais são Administração Pública; Ciências da Comunicação; Ciência Política e Relações Internacionais; Direito; Economia e Finanças; Gestão; Informática; Línguas, Literaturas e Culturas e Relações Públicas.

Os candidatos devem dominar a língua portuguesa e estarem matriculados numa instituição de ensino superior portuguesa ou estrangeira. Os estudantes portugueses devem também usufruir de um seguro escolar válido durante a totalidade do estágio, ou, na sua ausência, de um seguro de acidentes de trabalho. Durante o processo de seleção, os conhecimentos que o candidato tenha em línguas estrangeiras podem ser valorizados.

As candidaturas devem ser feitas de forma online, através da página do PECMNE, até ao dia 18 de fevereiro. Um estudante pode candidatar-se a até dez vagas. Segundo informações do MNE, os candidatos são escolhidos “através de avaliação curricular baseada no CV de cada candidato e entrevista de seleção, presencial ou online”. Os estágios iniciam a 15 de abril ou a 15 de julho, dependendo da vaga em que o candidato for colocado.

Artigo editado por Filipa Silva