A obra estende-se até ao próximo ano. A futura sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional vai nascer em Ramalde, no Porto.

Projeção virtual da futura nova sede da Liga de Clubes. Foto: Liga Portuguesa de Futebol Profissional

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), organismo representativo dos clubes da I Liga e II Liga, anunciou, esta terça-feira, em comunicado, que a sua nova sede começa a ser construída a 22 de fevereiro. O projeto, que foi oficializado a 12 de outubro de 2020, começa agora a sair do papel.

Com um investimento de 18 milhões de euros, a sede, apelidada pela LPFP como “uma nova página na sua história”, vai manter-se na cidade do Porto, mas vai mudar de local, da Rua da Constituição, onde hoje está localizada, para a freguesia de Ramalde.

Na apresentação do projeto, em 2020, Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes, frisou que a atual sede apesar de “digna” está “desadequada às necessidades”.

Por isso, o novo edifício, que será o primeiro Centro de Empresas de Desenvolvimento do Futebol Profissional, terá sete andares, um auditório para 300 pessoas e ainda o primeiro museu das competições profissionais.

Haverá também uma zona de Futebol ITECH, onde poderão ser realizados vários testes de performance aos desportistas, recorrendo a tecnologias avançadas.

Em prol do futebol

A Liga de Clubes, na nota de imprensa que divulgou esta terça-feira, deixou claro que a infraestrutura está “disponível para servir a região e a cidade do Porto”.

A “obra emblemática, que transpirará futebol”, bem como um “edifício que reforçará a dinâmica socioeconómica da cidade do Porto e do país”, será também um local de desenvolvimento de negócios “tanto a nível nacional como internacional”.

Com uma tecnologia avançada, o espaço será propício à aprendizagem e cooperação, “com destaque para a incubadora de empresas, através da criação de nove salas para receber startups ligadas ao futebol”.

A escolha do Porto

Na reunião de câmara em que o projeto foi apresentado, em 2020, Pedro Proença revelou que não faria sentido escolher outro local para a sede, embora “muitos outros municípios” tenham mostrado “interesse”.

Assim, o dirigente admitiu: “Não fazia qualquer sentido que um projeto desta dimensão não ficasse sediado no Porto, casa do Futebol Profissional desde o ano de 1978”.

Na mesma reunião, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, salientou “a importância vital de manter a sede da Liga Portugal no município do Porto” e admitiu que “que havia a necessidade de a cidade possuir uma grande estrutura desportiva”.

A cerimónia que assinalará o arranque da obra está agendada para 22 de fevereiro às 14h30, na freguesia de Ramalde, na cidade do Porto e vai contar com a presença do presidente da Liga de Clubes, Pedro Proença, e do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, bem como outras “personalidades da esfera política e desportiva nacional”.

Artigo editado por Filipa Silva