Dois anos depois dos últimos Campeonatos Académicos do Porto (CAP), a competição está de volta e arranca a 4 de março, adianta a Federação Académica do Porto (FAP) ao JPN. Espera-se que a prova, organizada pela associação, termine na primeira semana de abril. O objetivo, refere ao JPN o vice-presidente da FAP, Diogo Pinto, é juntar estudantes para “celebrar o desporto universitário”.

Embora enalteça que os CAP são uma “uma competição de maior importância”, os atletas da academia portuense já puderam participar numa outra competição relacionada. No final de 2021, os estudantes tiveram a oportunidade de disputar a Taça CAP, que, pela primeira vez, aconteceu antes dos campeonatos.

“Realizamos a taça de forma a preparar as associações de estudantes e os dirigentes, de forma a que eles, agora, quando começassem os Campeonatos Académicos do Porto, já estivessem preparados”, explica Diogo Pinto.

Na base desta decisão está o longo período de paragem dos CAP, que se realizaram pela última vez em março de 2020. A pausa, que começou no início do período de pandemia, levou à alteração da direção das associações de estudantes e dos dirigentes.

Os números da Taça

A Taça CAP, que decorreu entre novembro e dezembro, contou com a participação de cerca de 130 equipas e 1900 atletas-estudantes. O vice-presidente da FAP referiu que, normalmente, as modalidades com mais inscrições são o voleibol feminino e o futsal masculino, com números a rondar as 25 equipas.

No entanto, enaltece Diogo Pinto, “isto não se traduz em número de atletas inscritos, porque no futebol de 11 são mais atletas a jogar o jogo”.

A celebração do desporto académico

Em declarações ao JPN, o responsável pelo desporto da FAP frisou que a edição deste ano contará com um evento inaugural, assim como uma celebração no último dia da competição, que juntará todas as finais de prova dos CAP. A intenção é “concentrar as finais num só lugar”, de maneira a juntar todos os envolvidos e viver “de novo a festa do desporto universitário”.

As inscrições para os CAP estão abertas até 17 de fevereiro e podem candidatar-se todas as associações de estudantes de todos os estabelecimentos de Ensino Superior do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva.