A 22.ª edição do Concurso Nacional Textos de Amor Manuel António Pina vai realizar-se de 13 a 19 de fevereiro. No concurso, promovido pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), podem participar jovens, adultos e crianças que tenham nacionalidade portuguesa.

A iniciativa tem como objetivo “valorizar a escrita de textos de caráter amoroso; reforçar as potencialidades criativas; ativar as capacidades de expressão escrita e promover a divulgação de textos inéditos”, refere a organização. Está aberto a crianças, jovens e adultos portugueses que queiram dar asas à criatividade literária e amorosa.

Os prémios da 22.ª edição incluem viagens, estadias em hotéis, livros e vinho do Porto. O vencedor do primeiro lugar receberá ainda 500€.

As inscrições decorrerão de 13 a 19 de fevereiro e os vendedores anunciados a 18 de novembro. A organização do concurso realiza uma cerimónia de entrega de prémios no Museu Nacional da Imprensa, sempre no dia de aniversário de Manuel António Pina. Posteriormente, os textos serão publicados no site do MNI.

Uma celebração da escrita de amor

O Concurso Nacional Textos de Amor Manuel António Pina é todos os anos alusivo ao Dia dos Namorados (14 de fevereiro) e à celebração da escrita portuguesa amorosa. Em edições anteriores, o MNI recebeu milhares de submissões, vindas de todas as partes de Portugal continental e ilhas, despertando e aumentando o interesse pela escrita criativa, salienta a organização.

O concurso realiza-se desde 2001. Contudo, ganhou uma maior notoriedade a partir de 2013, quando Manuel António Pina se tornou patrono do evento. O escritor, vencedor do Prémio Camões 2011, marcou presença no painel de jurados do concurso nas primeiras 9 edições. Faleceu em 2012, no Porto.

Artigo editado por Filipa Silva.