A Trust in News, que engloba a revista “Visão” e a “ Caras” e outras 13 marcas de informação, foi, esta madrugada, alvo de uma tentativa de ciberataque.

Numa nota publicada no site, a revista “Visão” informa que “os sistemas de alerta e segurança foram imediatamente acionados e a situação está a ser avaliada, mas nenhum sistema crítico foi comprometido. Os sites das marcas estão todos operacionais”.

A empresa avança ainda que “a tentativa de intromissão ilegal” já foi reportada às autoridades competentes.

Onda de ciberataques

O Grupo Impresa, do qual fazem parte a SIC e o Expresso, foi o primeiro grupo de comunicação social a sofrer um ataque informático. A invasão aos servidores foi feita pelo grupo de hackers Lapsu$ Group, que deixaram os sites do jornal Expresso e da SIC indisponíveis. O grupo utiliza atualmente sites provisórios.

Os piratas informáticos fizeram um pedido de resgate, para evitar a divulgação de dados, mas os valores exigidos não foram divulgados.

Depois da Impresa, também o grupo Cofina, que detém os jornais Correio da Manhã, Record e Jornal de Negócios, a revista Sábado e o canal de televisão CMTV, terá sido mais um alvo de piratas informáticos.

No último fim de semana os sites do grupo ficaram inativos durante algumas horas e o Correio da Manhã informou, através da sua conta do Twitter, que o site estava “em baixo” por “motivos técnicos”. A Polícia Judiciária está a investigar a possibilidade de ataque.

Nesta segunda-feira, também a Vodafone Portugal sofreu um ciberataque. A situação afetou a rede 4G/5G e os serviços fixos de voz, televisão e SMS, assim como o atendimento ao cliente.

O chefe-executivo da Vodafone Portugal, Mário Vaz, considerou este ataque um “ato terrorista e criminoso” e garantiu que a Vodafone, atualmente em processo de recuperação de serviços, está a colaborar com as autoridades, que estão a investigar o caso.

Artigo editado por Filipa Silva