Vários anos ao serviço do Vitória Sport Clube, Adelino Barros, ou Neno como era mais conhecido, vai ser homenageado em Guimarães. O antigo guarda-redes, falecido em junho do ano passado, dá agora nome à Liga Mini, que passa a chamar-se Liga Neno. O torneio celebra o futebol de formação com crianças entre os 5 e os 11 anos.

Adelino Barros, ou Neno como era mais conhecido, faleceu em junho do ano passado. Foto: LPFP

“Encontramos, através desta Liga Mini, uma oportunidade para homenagear esta figura marcante do nosso concelho”. Quem o diz é Nelson Felgueiras, vereador para o Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, em declarações ao JPN. Segundo o próprio, Neno detinha valores que entende ser “importantes transmitir no desporto” .

Assim, e tendo como objetivo “transmitir aos miúdos o legado que o Neno deixou”, os envolvidos querem que a liga, que agora tem o nome do antigo guarda-redes, “seja um laboratório da prática desportiva em Guimarães”.

A competição vai disputar-se, à semelhança da edição transata, no feminino e no masculino. “A igualdade de género na prática desportiva é algo que nos preocupa”, frisou.

O que há de novo este ano?

Para o vereador, esta é uma liga com características muito próprias, o que faz com que haja bastante interesse por parte dos atletas. O destaque da competição, que se distingue do que é habitual, é a ausência de classificação.

“Nos jogos há resultados, mas fica por ali. Não há classificação, não há pontos”, explicou Nelson Freitas. Questionado sobre a perda de motivação devido à regra, o vereador deixou bem clara a sua opinião: “os miúdos nestas idades não precisam do aliciante da pontuação para se sentirem motivados. A partir do momento que participam, já estão todos a ganhar.”

Há ainda a introdução de um momento de exibição de Walking Football, “projeto pioneiro e embrionário” direcionado para os mais velhos. Para o vereador, a Liga Neno pode ser “uma montra” para mostrar a modalidade.

O Ranking Fair-Play na Liga Neno é também uma novidade e irá atribuir 500 euros “em material desportivo para o clube que o vença.”

Este ano, o objetivo é que o campeonato “seja espalhado pela cidade de Guimarães”, em diferentes pontos do concelho, estando de momento em contacto com os clubes. No entanto, as fases finais serão concentradas na Pista de Atletismo Gémeos Castro.

A edição deste ano vai ter inicio em março e, por isso, as inscrições para a competição devem ser efetuadas até dia 4 desse mês.

Artigo editado por Filipa Silva.