O Invicta.Música.Filmes está de volta à Casa da Música do Porto e traz várias propostas de cine-concertos que exploram a “ligação entre os olhos e os ouvidos”, dedicados a obras-primas da Sétima Arte. O evento decorre entre 15 e 20 de fevereiro.

A programação inicia-se a 15 de fevereiro (terça-feira) e tem como tema o Sistema Solar, onde o espectador será transportado para uma viagem pelo Espaço guiada pela música de Gustav Holst e Philippe Manoury. Holst reflete o seu fascínio pela astrologia na suite Os Planetas, uma das maiores obras orquestrais do século XX, onde o compositor descreve o caráter associado a cada um dos planetas através de cada um dos andamentos.

O programa inicia-se com a obra “Júpiter” (1987), de Philippe Manoury, que alia o fator biológico ao tecnológico e antecipa o poder da inteligência artificial no futuro da humanidade. A obra explora a interação da flauta com um sistema de síntese digital e revolucionou “a forma de conceber a composição com recurso a meios eletrónicos”.

Dia 19 de fevereiro (sábado), o Serviço Educativo propõe “Sombras Animadas“, uma redescoberta dos filmes de Lotte Reiniger, pioneira na utilização de técnicas de sombras no cinema de animação. Cada um dos filmes exibidos será acompanhado por uma música original, que terá interpretação ao vivo.

Para terminar, tem lugar o filme mais emblemático realizado por Jean Epstein – A Queda da Casa de Usher– que explora os ambientes misteriosos e técnicas de filmagem então vanguardistas. A nova banda sonora escrita pelo espanhol José Maria Sanchez-Verdú não trabalha apenas aspetos sonoros, mas também aspetos filosóficos do pensamento de Epstein, por quem o compositor nutre uma grande admiração.

Esta iniciativa oferece aos apaixonados por cinema a oportunidade de escutar a banda sonora a acompanhar ao vivo a projeção do filme.

Artigo editado por Filipa Silva.