Portugal venceu o segundo campeonato da Europa consecutivo após derrotar a seleção russa na final da competição no passado domingo (6), nos Países Baixos, sagrando-se bicampeão europeu. A Seleção das Quinas que, após a conquista da prova, subiu à liderança do ranking da UEFA, ascendeu agora à vice-liderança da tabela global da FIFA.

Em dezembro de 2021, altura em que a hierarquia mundial foi divulgada pela última vez, Portugal ocupava a quarta posição. A vitória no europeu, depois da conquista do campeonato do mundo em outubro do ano passado, permitiu que a seleção subisse agora dois lugares. A Seleção das Quinas ultrapassou a Espanha e a Argentina e está a 28 pontos de alcançar a primeira posição, ocupada pela seleção brasileira.

Após a derrota frente a Portugal nas meias-finais do campeonato europeu, a seleção espanhola (1754 pontos) caiu da liderança do ranking para a quarta posição, tendo sido ultrapassada pela equipa lusa e pela Argentina (1756 pontos).

A Seleção das Quinas detém agora 1763 pontos, apenas batidos pelos 1791 da seleção canarinha. A Rússia, finalista do europeu de 2022, ocupa a 5.ª posição da tabela com 1687 pontos.

Artigo editado por Filipa Silva.