A seleção portuguesa de futsal revalidou o título de campeão europeu este domingo, ao vencer a Rússia por 4-2. A conquista assinala o oitavo título internacional da seleção das quinas. A propósito, o JPN passa em revista as origens da modalidade em Portugal.

Imagem do 1.º Campeonato Mundial de Futebol de Salão disputado no Brasil em 1982.

Nascido no Uruguai nos anos 30, o futsal surge como prática de futebol adaptado, mas, pouco a pouco, foi conquistando a sua independência como modalidade desportiva. Foi-se, também, transformando, mas o seu principal objetivo mantém-se: em 800 metros quadrados dá valor à emoção e ao entretenimento, privilegiando o ataque, os golos, os dribles e as lendárias reviravoltas no marcador nos últimos segundos a que o desporto há muito nos habituou.

Em Portugal, tudo começa nos anos 80, época em que o futebol de 5, o futebol de salão e o futsal – as três variantes do desporto – unem forças, e começam a ser organizados grandes torneios do chamado futebol de salão. Diz-se que o principal objetivo destes torneios seria angariar fundos para as outras modalidades dos clubes.

Foram eventualmente criadas três associações de futsal em Portugal: a associação do Minho, do Porto e de Lisboa. Pode-se ainda dizer que foi na cidade do Porto que nasceu o futsal nacional: foi na Invicta, a 8 de novembro de 1986, que se realizou o 1.º Congresso das Associações de Futebol de Salão em Portugal, por parte da Associação de Futebol de Salão do Porto (AFSP), um congresso onde foi aprovada a criação da Federação Portuguesa de Futebol de Salão, feito que marcaria o começo de uma história de paixão, glória e conquista.

Futsal torna-se modalidade nacional

A primeira edição do campeonato nacional de futsal realiza-se na época de 1990/91, ocasião marcada, também, por relevantes mudanças no desporto: a bola aumentou de tamanho, passou a ser permitido jogar dentro da área e as faltas passaram a ser acumuladas. Nesse ano, surgiu também o duplo penálti, na época a uma distância da baliza de 12 metros (atualmente é de 10 metros) e o guarda-redes passou a poder abandonar a área.

Em 1990/1991 e 1991/1992, o campeonato nacional (denominado Taça Nacional de Futebol de 5), encontrava-se dividido por quatro zonas (A, B, C e D). Os campeões de cada zona enfrentar-se-iam numa fase final da Taça Nacional para determinar o campeão. O Sporting CP sagrou-se nesse ano campeão da zona C e primeiro campeão nacional, dominando uma fase final disputada pelas três equipas vencedoras das restantes zonas: o Portela, o Estoril Praia e o Santo Tirso.

Na época de 1992/1993, o campeonato nacional mudaria de nome para Primeira Divisão de Futebol de 5, que se manteve até 1998/1999. A denominação ‘futsal’ seria apenas adotada em 1999/2000, no virar do século, mantendo-se até 2012/2013, ano em que os patrocínios entraram em jogo e o campeonato nacional passou a denominar-se “Liga Sport Zone Futsal”. Hoje, é a Liga Placard.

Desde 1997 que a modalidade foi integrada na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), transição que marcou a entrada do desporto no seio da UEFA e da FIFA e a unificação concreta das suas variantes, sendo que o futsal ‘engoliu’ o futebol de 5 e o futebol de salão.

O campeonato nacional já leva 32 edições, contou com 122 equipas participantes e mais de 50 mil golos marcados em 7.474 jogos. O Sporting é quem domina o panorama geral do desporto em Portugal: é a equipa com mais participações (32), mais jogos (796) e mais vitórias (618). É também a equipa com mais títulos nacionais (16), seguida do Benfica (8), Miramar (3), Correio da Manhã (2), Santos Venda Nova (1) e Freixieiro (1).

Na entrada no século, época 1999/2000, o Miramar FC foi campeão pela terceira e última vez, com os talentos de João Leite e André Lima. Entretanto, o clube foi extinto em 2008, tal como o Correio da Manhã e o Santos Venda Nova. Do Miramar saíram também talentos como Ricardinho e Cardinal.

A Taça de Portugal também foi conquistada mais vezes pelo Sporting (8), seguindo-se o SL Benfica (7), o Fundação Jorge Antunes (2) e o Miramar, Correio da Manhã, Belenenses, AD Fundão, Instituto D. João V e SL Olivais, todos com uma conquista do troféu. O Benfica só se juntaria à modalidade neste século, adquirindo os direitos desportivos do Olímpico.

No plano internacional, o SL Benfica foi o primeiro clube português a conquistar um troféu europeu na modalidade (2009/2010). O Sporting é detentor de dois títulos (2018/2019 e 2020/2021) na agora chamada UEFA Futsal Champions League.

Crescimento do futsal feminino e futsal de formação

Segundo a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o número de atletas inscritos na modalidade quase triplicou de uma geração para a seguinte (em 1997/98 eram 11 mil inscritos, em 2017 cerca de 27 mil). O futsal tem crescido a um ritmo acelerado em Portugal, inclusive no setor feminino, que já tem cobertura televisiva e patrocínios.

Um estudo do Portugal Football Observatory, baseado em indicadores como número de praticantes, de competições, de equipas de formação e de seleções de formação, aponta para uma tendência de crescimento constante da modalidade na última década.

A adesão ao futsal de formação também tem aumentado exponencialmente em Portugal: em 2017, eram já quase 70% do total de inscritos. A entrada do SL Benfica e do CF Belenenses na modalidade e a aposta de ambos na formação foi fundamental para o crescimento da prática no país.

Evolução dos praticantes de formação de futsal. Fonte: Portugal Football Observatory Portugal Football Observatory

Futsal português vinga lá fora

Nem só de clubes se faz a história do futsal em Portugal. Paralelamente, a seleção nacional foi fortalecendo o seu domínio no desporto desde a sua primeira participação num europeu, em 1999. No ano seguinte, sob o comando de Orlando Duarte, a seleção alcançaria o feito que, por muitos anos, se tornou a referência no histórico nacional – o 3.º lugar alcançado na Guatemala – deixando uma esperança no ar, que só em 2018 encontraria concretização.

Nesse ano, já com Jorge Braz no comando, a equipa chegou ao primeiro título europeu. Três anos depois, em 2021, Portugal chegou ao topo, sagrando-se campeão do mundo de futsal. No domingo, chegou o terceiro título internacional consecutivo. Em baixo, assinalamos alguns dos marcos mais importantes da história do futsal português.

Artigo editado por Filipa Silva