Mais um passo rumo ao novo heliporto do Hospital de São João, no Porto. As obras arrancaram no princípio da semana e o projeto será apresentado publicamente na sexta-feira.

A apresentação do projeto do Heliporto São João está marcada para sexta-feira (11), às 12h00, anunciou esta quarta-feira a instituição. Durante o evento, os convidados vão poder também visitar as obras do equipamento que começaram no início da semana, como confirmou ao JPN fonte oficial do Centro Hospitalar de São João (CHSJ).

Já existiu um heliporto no hospital. Contudo, foi desativado por questões técnicas e requisitos legais há cerca de 20 anos. No final de julho do ano passado, os presidentes das câmaras do Porto, da Maia e de Valongo reclamaram ao Governo a necessidade urgente de construção da infraestrutura.

De igual forma, o diretor do Departamento de Urgências do centro hospitalar portuense sublinhou a importância do equipamento para a região do Porto e do Norte. “A capacidade de transportar rapidamente um doente para o hospital que melhor pode responder à sua situação clínica é vital na sua probabilidade de sobrevivência”, destacou Nelson Pereira ao JPN numa reportagem realizada a propósito, em outubro último.

Em dezembro do ano passado, o primeiro-ministro anunciou a aprovação da candidatura para o financiamento da obra. O projeto foi desenvolvido pela administração do hospital, com o apoio da Autoridade Nacional da Aviação Civil, e está avaliado em 1,4 milhões de euros. O fim da construção do heliporto ainda não tem data prevista.

Artigo editado por Filipa Silva