A artista norte-americana Olivia Rodrigo foi eleita “Mulher do Ano” com apenas 18 anos. A distinção é da revista musical “Billboard”, que considerou a cantora pela sua “admirável” trajetória para o estrelato, fazendo com que Olivia seja uma das jovens artistas mais “autenticas” e populares da sua geração.

Olivia Rodrigo iniciou a sua carreira como atriz no canal de televisão da Disney, mas hoje pisa os maiores palcos do mundo. A revista anunciou o prémio no dia 4 de fevereiro, título conseguido por meio do Billboard Women in Music Award, com cerimónia marcada para dia 2 de março deste ano, no Theater Hollywood Park, em Los Angeles.

“A trajetória de Olivia para o estrelato é algo digno de uma lenda música pop”, disse Hannah Karp, diretora editorial da “Billboard”, citada em comunicado.

“Os seus talentos como contadora de histórias e compositora fizeram de Olivia uma das novas artistas mais autênticas e emocionantes a explodir na cena [musical] dos últimos anos. Conectando-se com o público de várias gerações através de músicas carregadas de emoção sobre desgosto, ciúmes e crescimento, alcançou um sucesso absolutamente incrível para uma artista estreante”, refere Hannah Karp.

A artista é a segunda mais jovem de sempre a ser considerada “Mulher do Ano” pela publicação. Billie Eilish continua a ter este título, ao ter recebido o prémio dias antes de completar 18 anos. Cantoras como Taylor Swift, Madonna ou Lady Gaga receberam este prémio noutras edições.

A vida no papel principal, na música e no ecrã

Nascida em Temecula, uma pequena cidade da Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 20 de fevereiro de 2003, Olivia Rodrigo tem ascendência filipina por parte do pai e alemã e irlandesa pela mãe.

Além de cantora e compositora, é também atriz. Iniciou aulas de representação e canto com apenas 6 anos e começou a atuar em produções teatrais na escola. Iniciou a sua carreira como atriz em 2015, ao interpretar o papel principal de Grace Thomas no filme “An American Girl: Grace Stirs Up Success”. Em 2016, mudou-se para Los Angeles quando conseguiu o papel de Paige Olvera na série “Bizaardvark”, do Disney Channel

Em 2019, foi escolhida para o papel de Nini Salazar-Roberts na série da Disney+ “High School Musical: The Musical: The Series”, uma série baseada nos filmes de sucesso com o mesmo nome, onde escreveu a música “All I Want” para a banda sonora da série.

Um pequeno percurso com grande impacto no mundo da música

A sua carreira musical foi marcada pelo sucesso do seu primeiro single, “drivers license”, que foi lançada no dia 8 de janeiro de 2021 e bateu em dois dias seguidos o recorde do Spotify para o maior número de transmissões diárias – a 12 de janeiro, a música da artista teve mais de 17 milhões de streams a nível mundial.

A canção estreou-se como número 1 na tabela musical “Billboard Hot 100″ e alcançou, também, a primeira posição em tops mundiais, como na Austrália, Irlanda, Nova Zelândia, Holanda, Noruega e Reino Unido, o que fez de Olivia Rodrigo umas das cantoras mais ouvidas do último ano. Em Portugal, também atingiu os lugares cimeiros de várias tabelas musicais.

O segundo single do álbum “SOUR”, que marca a estreia da cantora nos discos, foi lançado em abril do mesmo ano. “deja vu” estreou-se na oitava posição da “Billboard Hot 100″, fazendo com que a artista fosse a primeira a estrear os seus dois primeiros singles no top 10 da tabela. “good 4 u” é o terceiro tema de trabalho do álbum, com o qual, na primeira semana de junho de 2021, a cantora bateu novo recorde ao levar oito das 11 músicas para o top 10 das tabelas dos Estados Unidos.

Olivia Rodrigo está atualmente nomeada para sete prémios Grammy, os maiores da música norte-americana. Entre as categorias, está entre as possíveis vencedoras para “Melhor Nova Artista”, “Canção do Ano” e “Melhor Álbum” com “SOUR”.

Artigo editado por Filipa Silva.